Comportamento da frequência cardíaca e da sua variabilidade em praticantes de CROSSFIT®
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.7405Palabras clave:
Crossfit, variabilidade, frequência cardíaca, comportamentoResumen
Objetivo: Analisar os comportamentos da pressão arterial, frequência cardíaca (FC) e da sua variabilidade (VFC) em praticantes de CrossFit®.
Metodologia: Medidas antropométricas, capacidade aeróbica, pressão arterial, FC e VFC foram realizadas ao início e ao final de 12 semanas de treino. A capacidade aeróbica foi mensurada a partir de teste progressivo em cicloergômetro e a VFC através de registros em frequencímetro da marca Polar. As comparações estatísticas foram feitas através do teste T de student.
Resultados: Somente uma das variáveis propostas para análise antropométrica apresentou diferença significativa, que foi o aumento de massa muscular. SD1 e SD2 não apresentaram diferença significativa, porem houve um aumento. A pressão apresentou-se estável.
Conclusão: Os comportamentos da frequência cardíaca e de sua variabilidade com o treinamento de CrossFit®, apresentaram evidências de modificações autonômicas no controle da frequência cardíaca. Sugere-se alterações benéficas da função autonômica cardíaca com o aumento da variabilidade cardíaca.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.