Idosos frágeis não institucionalizados: há medicamentos associados a quedas? Um estudo caso-controle.
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.7436Palavras-chave:
Queda, Fragilidade, Idosos Frágeis, MedicaçõesResumo
Objetivo: Analisar a associação entre queda e o uso de medicamentos em idosos frágeis não institucionalizados.
Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo caso-controle realizado com usuários da Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade de Divinópolis, interior de Minas Gerais, Brasil. Os casos eram idosos frágeis com queda autorreferida no último ano e os controles eram idosos frágeis sem relato de queda, pareados por sexo, idade e centro de saúde. A variável de desfecho foi a ocorrência de queda no último ano. As variáveis de exposição foram o uso de medicamentos por classe de medicamentos, o uso de terapia medicamentosa combinada, início e interrupção e ajuste de dose nos últimos 12 meses. A magnitude das associações foi estimada por Odds Ratio (OR).
Resultados: Na análise univariada, o uso de medicamentos antianêmicos, antiinfl amatórios, antiepilépticos e a suspensão e iniciação da medicação estiveram associados à queda. Após ajuste pelas demais variáveis de exposição e covariáveis, houve associação signifi cativa entre quedas e uso de medicação antianêmica (OR = 6,10; IC95% 1,72 - 21,58).
Conclusão: A queda de idosos frágeis não institucionalizados esteve associada ao uso de medicamentos antianêmicos, associação não descrita em outros estudos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.