Análise Epidemiológica e Clínica de Casos de Sífilis Registrados em um Centro de Testagem e Aconselhamento

Autores

  • Juliana Lemes dos Santos Universidade de Cruz Alta
  • Angela de Souza Garcia Damiani Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, Brasil.
  • Geovane Barbosa da Silva Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, Brasil
  • Graziella Alebrant Mendes Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, Brasil
  • janaina coser Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, Brasil
  • janice de fátima Pavan Zanella Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v10i2.7448

Palavras-chave:

Treponema pallidum. Sífilis congênita. Doenças Sexualmente Transmissíveis

Resumo

Objetivo: determinar  a prevalência de sífilis adquirida,  gestacional e congênita, bem como seus aspectos clínicos e epidemiológicos.

Materiais e Métodos: estudo retrospectivo transversal, descritivo e analítico que teve como  amostra os dados clínicos e sociodemográficos de pacientes que foram diagnosticados com sífilis adquirida, sífilis congênita e sífilis gestacional no período de 2018 a 2019. Os dados clínicos compreenderam: forma da sífilis, idade, data do diagnóstico, forma de exposição, realização do pré-natal,  títulos de anticorpos e período da gestação. Já os dados sociodemográficos compreenderam: etnia, escolaridade, sexo e residência em zona rural ou zona urbana. As avaliações de diferenças estatísticas  foram verificadas pelo teste qui-quadrado de Pearson.

Resultados: A idade média dos pacientes foi de de 30,3 anos (±11,9). A maioria dos participantes era do sexo feminino, de origem étnica branca, possuía escolaridade de nível médio incompleto e residia em zona urbana. Predominaram pacientes com sífilis adquirida, e que apresentaram níveis de titulação de anticorpos de 1:32. Também, os pacientes que tinham idade média de 32,7 anos tiveram relação estatística com a forma de notificação adquirida da sífilis.

Conclusão: Esses resultados podem oferecer informações úteis para subsidiar as políticas de saúde na prevenção, no tratamento e acompanhamento desse grupo de pacientes.

Downloads

Publicado

2022-05-27

Edição

Seção

Artigos Originais