Análise Epidemiológica e Clínica de Casos de Sífilis Registrados em um Centro de Testagem e Aconselhamento
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i2.7448Keywords:
Treponema pallidum. Sífilis congênita. Doenças Sexualmente TransmissíveisAbstract
Objetivo: determinar a prevalência de sífilis adquirida, gestacional e congênita, bem como seus aspectos clínicos e epidemiológicos.
Materiais e Métodos: estudo retrospectivo transversal, descritivo e analítico que teve como amostra os dados clínicos e sociodemográficos de pacientes que foram diagnosticados com sífilis adquirida, sífilis congênita e sífilis gestacional no período de 2018 a 2019. Os dados clínicos compreenderam: forma da sífilis, idade, data do diagnóstico, forma de exposição, realização do pré-natal, títulos de anticorpos e período da gestação. Já os dados sociodemográficos compreenderam: etnia, escolaridade, sexo e residência em zona rural ou zona urbana. As avaliações de diferenças estatísticas foram verificadas pelo teste qui-quadrado de Pearson.
Resultados: A idade média dos pacientes foi de de 30,3 anos (±11,9). A maioria dos participantes era do sexo feminino, de origem étnica branca, possuía escolaridade de nível médio incompleto e residia em zona urbana. Predominaram pacientes com sífilis adquirida, e que apresentaram níveis de titulação de anticorpos de 1:32. Também, os pacientes que tinham idade média de 32,7 anos tiveram relação estatística com a forma de notificação adquirida da sífilis.
Conclusão: Esses resultados podem oferecer informações úteis para subsidiar as políticas de saúde na prevenção, no tratamento e acompanhamento desse grupo de pacientes.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who submit their manuscripts to be published in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of work and recognition of its initial publication in this journal.
- By virtue of the articles appearing in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and non-commercia.