Mídias digitais e qualidade da interação mãe-bebê: revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i3.7513

Palavras-chave:

Interação mãe-bebê, Interação mãe-criança, Relações mãe-filho, Mídias digitais, Tecnologias

Resumo

A qualidade da interação mãe-bebê é estruturante para o desenvolvimento da criança. Cada vez mais, nota-se que as mídias digitais estão fortemente presentes na vida familiar. A investigação da qualidade da interação mãe-bebê no contexto atual, marcado por essas novas mídias, é essencial para conhecer seus possíveis impactos. A partir disso, esse estudo objetivou realizar uma revisão de literatura científica e sistematizar conhecimentos sobre o uso de mídias digitais e a qualidade da interação mãe-bebê. Foram realizadas buscas nas bases de dados PsycINFO, ERIC, Scopus e Pubmed. Os resultados mostraram que a interação mãe-bebê tem sido estudada, primordialmente, em três situações: a) comparativamente entre leitura de livros impressos e e-books; b) comparativamente entre brinquedos tradicionais e digitais e; c) em momentos da rotina. De acordo com os achados, observa-se que as mídias digitais tendem a influenciar negativamente a interação mãe-bebê, ainda que algumas vantagens dos recursos eletrônicos sejam apontadas. Discute-se a necessidade de mais estudos que possam investigar o fenômeno, considerando a relevância da interação mãe-bebê para o desenvolvimento humano.

Biografia do Autor

Maíra Lopes Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Giana Bitencourt Frizzo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Instituto de Psicologia e do Pós-graduação em Psicologia (PPGPSICO) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2021-11-08

Edição

Seção

Artigos de Revisão