Mídias digitais e qualidade da interação mãe-bebê: revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i3.7513Palavras-chave:
Interação mãe-bebê, Interação mãe-criança, Relações mãe-filho, Mídias digitais, TecnologiasResumo
A qualidade da interação mãe-bebê é estruturante para o desenvolvimento da criança. Cada vez mais, nota-se que as mídias digitais estão fortemente presentes na vida familiar. A investigação da qualidade da interação mãe-bebê no contexto atual, marcado por essas novas mídias, é essencial para conhecer seus possíveis impactos. A partir disso, esse estudo objetivou realizar uma revisão de literatura científica e sistematizar conhecimentos sobre o uso de mídias digitais e a qualidade da interação mãe-bebê. Foram realizadas buscas nas bases de dados PsycINFO, ERIC, Scopus e Pubmed. Os resultados mostraram que a interação mãe-bebê tem sido estudada, primordialmente, em três situações: a) comparativamente entre leitura de livros impressos e e-books; b) comparativamente entre brinquedos tradicionais e digitais e; c) em momentos da rotina. De acordo com os achados, observa-se que as mídias digitais tendem a influenciar negativamente a interação mãe-bebê, ainda que algumas vantagens dos recursos eletrônicos sejam apontadas. Discute-se a necessidade de mais estudos que possam investigar o fenômeno, considerando a relevância da interação mãe-bebê para o desenvolvimento humano.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.