Mídias digitais e qualidade da interação mãe-bebê: revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i3.7513Palabras clave:
Interação mãe-bebê, Interação mãe-criança, Relações mãe-filho, Mídias digitais, TecnologiasResumen
A qualidade da interação mãe-bebê é estruturante para o desenvolvimento da criança. Cada vez mais, nota-se que as mídias digitais estão fortemente presentes na vida familiar. A investigação da qualidade da interação mãe-bebê no contexto atual, marcado por essas novas mídias, é essencial para conhecer seus possíveis impactos. A partir disso, esse estudo objetivou realizar uma revisão de literatura científica e sistematizar conhecimentos sobre o uso de mídias digitais e a qualidade da interação mãe-bebê. Foram realizadas buscas nas bases de dados PsycINFO, ERIC, Scopus e Pubmed. Os resultados mostraram que a interação mãe-bebê tem sido estudada, primordialmente, em três situações: a) comparativamente entre leitura de livros impressos e e-books; b) comparativamente entre brinquedos tradicionais e digitais e; c) em momentos da rotina. De acordo com os achados, observa-se que as mídias digitais tendem a influenciar negativamente a interação mãe-bebê, ainda que algumas vantagens dos recursos eletrônicos sejam apontadas. Discute-se a necessidade de mais estudos que possam investigar o fenômeno, considerando a relevância da interação mãe-bebê para o desenvolvimento humano.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.