Impacto de uma Intervenção Nutricional nas Práticas Alimentares e Conhecimento Sobre Alimentos Ultraprocessados entre Motoristas de Ônibus
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.7550Palavras-chave:
Guias alimentares, Educação Alimentar e Nutricional, ConhecimentoResumo
Introdução: O motorista de ônibus desempenha um ofício que aumenta a exposição aos riscos de desenvolver doenças relacionadas à má alimentação. Assim, desponta a necessidade de promover ações para ampliar o conhecimento desse público acerca desse tema.
Objetivo: Avaliar o impacto de uma intervenção nutricional nas práticas alimentares e conhecimento sobre ultraprocessados entre um grupo de motoristas de ônibus.
Materiais e métodos: Abordagem quantitativa com delineamento quase-experimental. Os participantes responderam questionários sobre consumo alimentar e conhecimento em relação ao Guia Alimentar para a População Brasileira e alimentos ultraprocessados, antes e após a intervenção.
Resultados: Compuseram a amostra 49 motoristas do sexo masculino, com idade média de 42,9 anos (DP=9,0). Verificou-se aumento na frequência do consumo de feijão (P=0,047) e frutas frescas (P=0,001) e redução na frequência do consumo de bebidas adoçadas (P=0,002) após a intervenção. O nível de conhecimento sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira e alimentos ultraprocessados aumentou depois da intervenção (p<0,001).
Conclusão: Ações de educação alimentar e nutricional que promovam o Guia Alimentar para a População Brasileira, ainda que de curto prazo, podem ser efetivas para estimular e promover a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis entre os motoristas de ônibus.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.