Impacto de uma Intervenção Nutricional nas Práticas Alimentares e Conhecimento Sobre Alimentos Ultraprocessados entre Motoristas de Ônibus

Autores

  • Paula Dal Bó Campagnolo Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Andreia Carla Silveira Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.7550

Palavras-chave:

Guias alimentares, Educação Alimentar e Nutricional, Conhecimento

Resumo

Introdução: O motorista de ônibus desempenha um ofício que aumenta a exposição aos riscos de desenvolver doenças relacionadas à má alimentação. Assim, desponta a necessidade de promover ações para ampliar o conhecimento desse público acerca desse tema.

Objetivo: Avaliar o impacto de uma intervenção nutricional nas práticas alimentares e conhecimento sobre ultraprocessados entre um grupo de motoristas de ônibus.

Materiais e métodos: Abordagem quantitativa com delineamento quase-experimental. Os participantes responderam questionários sobre consumo alimentar e conhecimento em relação ao Guia Alimentar para a População Brasileira e alimentos ultraprocessados, antes e após a intervenção.

Resultados: Compuseram a amostra 49 motoristas do sexo masculino, com idade média de 42,9 anos (DP=9,0). Verificou-se aumento na frequência do consumo de feijão (P=0,047) e frutas frescas (P=0,001) e redução na frequência do consumo de bebidas adoçadas (P=0,002) após a intervenção. O nível de conhecimento sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira e alimentos ultraprocessados aumentou depois da intervenção (p<0,001).

Conclusão: Ações de educação alimentar e nutricional que promovam o Guia Alimentar para a População Brasileira, ainda que de curto prazo, podem ser efetivas para estimular e promover a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis entre os motoristas de ônibus.

Biografia do Autor

Paula Dal Bó Campagnolo, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Alimentos

Downloads

Publicado

2022-03-07

Edição

Seção

Artigos Originais