Impacto de uma Intervenção Nutricional nas Práticas Alimentares e Conhecimento Sobre Alimentos Ultraprocessados entre Motoristas de Ônibus
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.7550Palabras clave:
Guias alimentares, Educação Alimentar e Nutricional, ConhecimentoResumen
Introdução: O motorista de ônibus desempenha um ofício que aumenta a exposição aos riscos de desenvolver doenças relacionadas à má alimentação. Assim, desponta a necessidade de promover ações para ampliar o conhecimento desse público acerca desse tema.
Objetivo: Avaliar o impacto de uma intervenção nutricional nas práticas alimentares e conhecimento sobre ultraprocessados entre um grupo de motoristas de ônibus.
Materiais e métodos: Abordagem quantitativa com delineamento quase-experimental. Os participantes responderam questionários sobre consumo alimentar e conhecimento em relação ao Guia Alimentar para a População Brasileira e alimentos ultraprocessados, antes e após a intervenção.
Resultados: Compuseram a amostra 49 motoristas do sexo masculino, com idade média de 42,9 anos (DP=9,0). Verificou-se aumento na frequência do consumo de feijão (P=0,047) e frutas frescas (P=0,001) e redução na frequência do consumo de bebidas adoçadas (P=0,002) após a intervenção. O nível de conhecimento sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira e alimentos ultraprocessados aumentou depois da intervenção (p<0,001).
Conclusão: Ações de educação alimentar e nutricional que promovam o Guia Alimentar para a População Brasileira, ainda que de curto prazo, podem ser efetivas para estimular e promover a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis entre os motoristas de ônibus.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.