Percepção de Usuários Hipertensos e Diabéticos Sobre Práticas de Educação Alimentar e Nutricional em um Grupo de Hiperdia no Sertão Cearense
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.7629Palavras-chave:
Educação Alimentar e Nutricional, Educação em Saúde, Processos grupaisResumo
Objetivo: Avaliar a percepção de participantes de um grupo de hipertensos e diabéticos (Hiperdia) sobre as ações educacionais de alimentação e nutrição desenvolvidas em uma Estratégia Saúde da Família em um município cearense.
Métodos: Trata-se de um estudo exploratório, descritivo com abordagem qualitativa, realizado em Quixeramobim-CE. Os dados foram coletados por um grupo focal, sendo as falas transcritas e analisadas segundo a metodologia proposta por Bardin. Posteriormente, foram codificadas, visando garantir o sigilo dos dados.
Resultados: As atividades envolvendo educação alimentar e nutricional nos encontros proporcionaram mudanças no estilo de vida dos participantes do grupo, avanços em relação à resposta ao tratamento, maior autonomia e segurança quanto às escolhas alimentares e melhora na relação com a própria comida. Contudo, ressalta-se que existem grandes desafios individuais, culturais e sociais que dificultam a obtenção de resultados quanto às mudanças de hábitos alimentares e à qualidade de vida dos usuários.
Conclusão: Efeitos positivos na qualidade de vida dos usuários foram observados após as atividades envolvendo educação alimentar e nutricional no grupo de Hiperdia. Todavia, observam-se poucos investimentos em políticas públicas envolvendo a temática em questão no âmbito da APS.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.