Percepção de Usuários Hipertensos e Diabéticos Sobre Práticas de Educação Alimentar e Nutricional em um Grupo de Hiperdia no Sertão Cearense

Autores

  • Raíra Kirlly Cavalcante Bezerra Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Deborah Leite de Abreu Souza Escola de Saúde Pública do Ceará
  • Jânder Carlos Soares Silva Escola de Saúde Pública do Ceará
  • Nilberto Santos Pinto Universidade Estadual do Ceará
  • Candice Feitosa de Alencar Mendes Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.7629

Palavras-chave:

Educação Alimentar e Nutricional, Educação em Saúde, Processos grupais

Resumo

Objetivo: Avaliar a percepção de participantes de um grupo de hipertensos e diabéticos (Hiperdia) sobre as ações educacionais de alimentação e nutrição desenvolvidas em uma Estratégia Saúde da Família em um município cearense.

Métodos: Trata-se de um estudo exploratório, descritivo com abordagem qualitativa, realizado em Quixeramobim-CE. Os dados foram coletados por um grupo focal, sendo as falas transcritas e analisadas segundo a metodologia proposta por Bardin. Posteriormente, foram codificadas, visando garantir o sigilo dos dados.

Resultados: As atividades envolvendo educação alimentar e nutricional nos encontros proporcionaram mudanças no estilo de vida dos participantes do grupo, avanços em relação à resposta ao tratamento, maior autonomia e segurança quanto às escolhas alimentares e melhora na relação com a própria comida. Contudo, ressalta-se que existem grandes desafios individuais, culturais e sociais que dificultam a obtenção de resultados quanto às mudanças de hábitos alimentares e à qualidade de vida dos usuários.

Conclusão: Efeitos positivos na qualidade de vida dos usuários foram observados após as atividades envolvendo educação alimentar e nutricional no grupo de Hiperdia. Todavia, observam-se poucos investimentos em políticas públicas envolvendo a temática em questão no âmbito da APS.

Biografia do Autor

Raíra Kirlly Cavalcante Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Nutrição pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); Pós-graduada em Saúde da Família, pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB); Especialista na categoria Residente em Saúde da Família pela Escola de Saúde Pública do Ceará e atualmente Mestranda em Saúde e Sociedade, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.

Deborah Leite de Abreu Souza, Escola de Saúde Pública do Ceará

Psicóloga, especialista em Saúde Mental na modalidade de Residência Integrada em Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará

Jânder Carlos Soares Silva, Escola de Saúde Pública do Ceará

Psicólogo, especialista em Saúde Mental na modalidade de Residência Integrada em Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará

Nilberto Santos Pinto, Universidade Estadual do Ceará

Psicólogo, especialista em Saúde Mental  pela Universidade Estadual do Ceará

Candice Feitosa de Alencar Mendes, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira; Mestra em Saúde da Famíla pela Universidade Estadual do Ceará

Downloads

Publicado

2022-03-08

Edição

Seção

Artigos Originais