Exames Preventivos Noturnos e Práticas de Educação em Saúde na Atenção Primária: Um Relato de Experiência

Autores

  • Raíra Kirlly Cavalcante Bezerra Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Anne Rafaela de Sousa Ribeiro Escola de Saúde Pública do Ceará
  • Bruna Passos Vieira Escola de Saúde Pública do Ceará
  • Felipe Fabrício Farias da Silva Universidade Estadual de Campinas
  • Rafaele Faustino da Silva de Souza Escola de Saúde Pública do Ceará
  • Deborah Leite de Abreu Souza Escola de Saúde Pública do Ceará
  • Candice Feitosa de Alencar Mendes Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i3.7640

Palavras-chave:

Saúde da Mulher, Câncer do Colo Uterino, Câncer de Mama, Educação em Saúde

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência da realização de atividades noturnas voltadas à Saúde da Mulher, como coletas citopatológicas, exame clínico das mamas e promoção da saúde em usuárias do serviço público.

Materiais e métodos: Trata-se de um relato de experiência realizado pela Residência Integrada em Saúde em um município do sertão central cearense, durante o período de agosto de 2018 a fevereiro de 2020.

Resultados: Realizaram-se 250 coletas citopatológicas e exame clínico das mamas em mulheres, bem como atividades relacionadas à promoção de saúde. O público era composto, em grande maioria, por cooperadas, funcionárias públicas, cuidadoras, domésticas e trabalhadoras no período matutino e vespertino. Através da realização das atividades, foram proporcionados momentos de autocuidado e promoção de saúde ao público feminino que, por motivos laborais, não conseguiam acessar os serviços públicos no período diurno.

Conclusão: Ficou claro que a construção de novas formas de fazer saúde no território é capaz de reduzir a demanda reprimida em mulheres em idade fértil em um serviço público de saúde.

Biografia do Autor

Raíra Kirlly Cavalcante Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Nutrição pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); Pós-graduada em Saúde da Família, pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB); Especialista na categoria Residente em Saúde da Família pela Escola de Saúde Pública do Ceará e atualmente Mestranda em Saúde e Sociedade, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e bolsista CAPES.

Anne Rafaela de Sousa Ribeiro, Escola de Saúde Pública do Ceará

Enfermeira especialista em Saúde da Família e Comunidade na modalidade de Residência Integrada em Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará

Bruna Passos Vieira, Escola de Saúde Pública do Ceará

Enfermeira especialista em Saúde da Família e Comunidade na modalidade de Residência Integrada em Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará

Felipe Fabrício Farias da Silva, Universidade Estadual de Campinas

Cirugião dentista, especialista em Saúde da Família e Comunidade na modalidade de Residência Integrada em Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará; Mestrando em odontologia pela Universidade Estadual de Campinas.

Rafaele Faustino da Silva de Souza, Escola de Saúde Pública do Ceará

Psicóloga, especialista em Saúde da Família e Comunidade na modalidade de Residência Integrada em Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará

Deborah Leite de Abreu Souza, Escola de Saúde Pública do Ceará

Psicóloga, especialista em Saúde Mental Coletiva na modalidade de Residência Integrada em Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará

Candice Feitosa de Alencar Mendes, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira, Mestra em Saúde da Famíla pela Universidade Estadual do Ceará.

Downloads

Publicado

2021-11-08

Edição

Seção

Artigos de Relato de Experiência