Perfil de risco e análise do desempenho motor de uma coorte de lactentes participantes de um projeto de intervenção precoce: estudo retrospectivo

Autores

  • Roberta Jéssica Silva Pires Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.7644

Palavras-chave:

Lactente, Desenvolvimento Infantil, Fisioterapia

Resumo

Objetivo: Caracterizar uma coorte de lactentes acompanhados em um programa de intervenção precoce, e analisar seu desempenho motor.

Materiais e métodos: Estudo retrospectivo com base nos dados coletados dos prontuários de 86 lactentes, entre 1 e 24 meses de idade cronológica. Foram selecionados os lactentes com no mínimo duas avaliações registradas nos instrumentos: Avaliação do Desenvolvimento Neurosensoriomotor do Bebê de Risco (ADNSMBR) e a Escala Motora Infantil de Alberta (EMIA). Para o tratamento estatístico dos dados, foi utilizada frequência relativa, mediana, valor mínimo, valor máximo, e, Intervalo de Confiança de 95% para a análise da pontuação total e do percentil alcançados nas avaliações.

Resultados: Verificou-se que 75,6% dos lactentes foram prematuros, 77,91% apresentaram baixo peso ao nascimento e 81,4% necessitaram de internação hospitalar por mais de 5 dias. Observou-se pontuação inferior dos lactentes à esperada para a idade em todas as avaliações da EMIA, e percentil indicando risco de atraso no desenvolvimento motor.

Conclusão: Os resultados confirmaram o perfil de risco da coorte de lactentes para atraso no desenvolvimento, comprometendo o desempenho motor, reiterando a importância de acompanhamento, detecção e intervenção precoce para esta população.

Biografia do Autor

Roberta Jéssica Silva Pires, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Acadêmica. Curso de Graduação em Fisioterapia. Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba-MG, Brasil. Integrante do Núcleo de Estudos em Neurodesenvolvimento Motor e Intervenção Precoce (NENEIP -UFTM).

Downloads

Publicado

2022-02-16

Edição

Seção

Artigos Originais