Perfil de risco e análise do desempenho motor de uma coorte de lactentes participantes de um projeto de intervenção precoce: estudo retrospectivo

Autores/as

  • Roberta Jéssica Silva Pires Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.7644

Palabras clave:

Lactente, Desenvolvimento Infantil, Fisioterapia

Resumen

Objetivo: Caracterizar uma coorte de lactentes acompanhados em um programa de intervenção precoce, e analisar seu desempenho motor.

Materiais e métodos: Estudo retrospectivo com base nos dados coletados dos prontuários de 86 lactentes, entre 1 e 24 meses de idade cronológica. Foram selecionados os lactentes com no mínimo duas avaliações registradas nos instrumentos: Avaliação do Desenvolvimento Neurosensoriomotor do Bebê de Risco (ADNSMBR) e a Escala Motora Infantil de Alberta (EMIA). Para o tratamento estatístico dos dados, foi utilizada frequência relativa, mediana, valor mínimo, valor máximo, e, Intervalo de Confiança de 95% para a análise da pontuação total e do percentil alcançados nas avaliações.

Resultados: Verificou-se que 75,6% dos lactentes foram prematuros, 77,91% apresentaram baixo peso ao nascimento e 81,4% necessitaram de internação hospitalar por mais de 5 dias. Observou-se pontuação inferior dos lactentes à esperada para a idade em todas as avaliações da EMIA, e percentil indicando risco de atraso no desenvolvimento motor.

Conclusão: Os resultados confirmaram o perfil de risco da coorte de lactentes para atraso no desenvolvimento, comprometendo o desempenho motor, reiterando a importância de acompanhamento, detecção e intervenção precoce para esta população.

Biografía del autor/a

Roberta Jéssica Silva Pires, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Acadêmica. Curso de Graduação em Fisioterapia. Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba-MG, Brasil. Integrante do Núcleo de Estudos em Neurodesenvolvimento Motor e Intervenção Precoce (NENEIP -UFTM).

Publicado

2022-02-16

Número

Sección

Artigos Originais