Perfil de risco e análise do desempenho motor de uma coorte de lactentes participantes de um projeto de intervenção precoce: estudo retrospectivo
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.7644Palabras clave:
Lactente, Desenvolvimento Infantil, FisioterapiaResumen
Objetivo: Caracterizar uma coorte de lactentes acompanhados em um programa de intervenção precoce, e analisar seu desempenho motor.
Materiais e métodos: Estudo retrospectivo com base nos dados coletados dos prontuários de 86 lactentes, entre 1 e 24 meses de idade cronológica. Foram selecionados os lactentes com no mínimo duas avaliações registradas nos instrumentos: Avaliação do Desenvolvimento Neurosensoriomotor do Bebê de Risco (ADNSMBR) e a Escala Motora Infantil de Alberta (EMIA). Para o tratamento estatístico dos dados, foi utilizada frequência relativa, mediana, valor mínimo, valor máximo, e, Intervalo de Confiança de 95% para a análise da pontuação total e do percentil alcançados nas avaliações.
Resultados: Verificou-se que 75,6% dos lactentes foram prematuros, 77,91% apresentaram baixo peso ao nascimento e 81,4% necessitaram de internação hospitalar por mais de 5 dias. Observou-se pontuação inferior dos lactentes à esperada para a idade em todas as avaliações da EMIA, e percentil indicando risco de atraso no desenvolvimento motor.
Conclusão: Os resultados confirmaram o perfil de risco da coorte de lactentes para atraso no desenvolvimento, comprometendo o desempenho motor, reiterando a importância de acompanhamento, detecção e intervenção precoce para esta população.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.