Crenças de Profissionais de Saúde Mental Sobre a Sexualidade das Pessoas com Transtornos Mentais
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i3.7754Palavras-chave:
Sexualidade, Saúde mental, Transtornos mentaisResumo
Objetivo: Buscou-se investigar as crenças de profissionais, com nível superior que atuam em serviços de saúde mental, acerca da sexualidade das pessoas com transtornos mentais severos.
Materiais e Métodos: Participaram 59 profissionais, do presente estudo quantitativo, tipo survey, realizado a partir da aplicação de questionários e escalas psicométricas em plataforma online. Realizou-se estatísticas descritivas, testes t e correlações de Pearson.
Resultados e discussão: Não foram observadas correlações significativas entre conservadorismo quanto à sexualidade e o preconceito contra a diversidade sexual e de gênero com as crenças sobre como as pessoas com transtornos graves vivenciam a sexualidade ou com as crenças sobre como a sociedade julga a dimensão sexual dessa população. Entretanto, profissionais que atuam há mais tempo na saúde mental apresentaram crenças mais negativas sobre a sexualidade dos indivíduos com transtornos mentais.
Conclusão: Esse panorama indica a necessidade de investimento em educação permanente no contexto assistencial, contemplando os desafios relacionados à sexualidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.