Hesitação Vacinal em Gestantes Atendidas pelo Sistema Único de Saúde no Sul do Brasil: Um Estudo Transversal
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i3.7812Palavras-chave:
Crianças, Responsabilidade, Prevenção, ImunizaçãoResumo
Objetivo: Avaliar a hesitação vacinal em gestantes atendidas pelo Sistema Único de Saúde de um município do sul do Brasil.
Materiais e Métodos: Estudo observacional analítico transversal realizado com 114 gestantes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que responderam a um questionário dividido em duas partes: (1) dados sócio-demográficos, clínicos, de conhecimento sobre vacinas e de intenção de vacinar ou não os filhos e (2) questões pertinentes ao “Instrumento para estudar a hesitação a vacinação infantil aplicado a pais ou cuidadores, em escala Likert de 5 pontos, desenvolvido pelo SAGE-WG.
Resultados: 33,3% das gestantes demonstraram comportamento hesitante em relação ao ato de vacinar e o odds ratio de ter comportamento hesitante em relação as vacinas foi 2,3 vezes maior nas gestantes que avaliaram seu conhecimento sobre vacinação com nota entre 1 e 5 e 14 vezes maior em gestantes que não se interessam em buscar informações sobre vacinas, sugerindo uma importante relação entre ao conhecimento sobre imunização e a confiança nas vacinas.
Conclusão: Com este estudo, fornecemos subsídios que reforçam a necessidade do desenvolvimento de estratégias em nível de políticas públicas para a educação vacinal afim de aumentar a confiança nas vacinas ainda durante o período pré-natal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.