Hesitação Vacinal em Gestantes Atendidas pelo Sistema Único de Saúde no Sul do Brasil: Um Estudo Transversal
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i3.7812Palabras clave:
Crianças, Responsabilidade, Prevenção, ImunizaçãoResumen
Objetivo: Avaliar a hesitação vacinal em gestantes atendidas pelo Sistema Único de Saúde de um município do sul do Brasil.
Materiais e Métodos: Estudo observacional analítico transversal realizado com 114 gestantes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que responderam a um questionário dividido em duas partes: (1) dados sócio-demográficos, clínicos, de conhecimento sobre vacinas e de intenção de vacinar ou não os filhos e (2) questões pertinentes ao “Instrumento para estudar a hesitação a vacinação infantil aplicado a pais ou cuidadores, em escala Likert de 5 pontos, desenvolvido pelo SAGE-WG.
Resultados: 33,3% das gestantes demonstraram comportamento hesitante em relação ao ato de vacinar e o odds ratio de ter comportamento hesitante em relação as vacinas foi 2,3 vezes maior nas gestantes que avaliaram seu conhecimento sobre vacinação com nota entre 1 e 5 e 14 vezes maior em gestantes que não se interessam em buscar informações sobre vacinas, sugerindo uma importante relação entre ao conhecimento sobre imunização e a confiança nas vacinas.
Conclusão: Com este estudo, fornecemos subsídios que reforçam a necessidade do desenvolvimento de estratégias em nível de políticas públicas para a educação vacinal afim de aumentar a confiança nas vacinas ainda durante o período pré-natal.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.