A influência do sistema nervoso autônomo nas doenças psicossomáticas sob a compreensão da Psicanálise e da Terapia Cognitiva Comportamental

Autores

  • Isabella da Silva Marques Universidade da Região de Joinville
  • Juliana Rodrigues Universidade da Região de Joinville
  • Raquel Cristiane Bays Universidade da Região de Joinville
  • Luiz Arthur Rangel Cyrino Universidade da Região de Joinville

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.7835

Palavras-chave:

Psicossomática, Sistema Nervoso Autônomo, Psicanálise, Terapia Cognitiva Comportamental

Resumo

Introdução: O presente estudo apresenta a influência do Sistema Nervoso Autônomo (SNA) nas doenças psicossomáticas sob a ótica da Psicanálise e da Terapia Cognitiva Comportamental (TCC). A sincronicidade entre o SNA e as funções viscerais do corpo, através da ação quase que instantânea nas vias neuronais e os distúrbios consequentes no organismo, ilustram a importância de estudar o assunto.

Objetivo: Compreender como a doença psicossomática é desenvolvida e como a mesma é vista pelas teorias Psicanalítica e da TCC.

Materiais e Métodos: Foi desenvolvido o método qualitativo, do tipo bibliográfico, de aprofundamento descritivo, procurando entender a doença psicossomática e sua relação com as teorias psicológicas da TCC e Psicanálise.

Resultados: um sistema que promove mudanças no organismo, resultando em maior ou menor equilíbrio funcional em situações estressoras, podendo gerar a doença psicossomática como resultado de um estresse crônico, situação essa que pode ser observada e tratada de maneiras distintas pela teoria Psicanalítica e pela TCC.

Conclusão: evidencia-se o entendimento, sob à luz da Psicanálise e da TCC, da doença psicossomática como produto de um sofrimento psíquico prolongado, que culmina com alterações cognitivas e sintomas corporais, interferindo em aspectos comportamentais e sociais, bem como na qualidade de vida dos indivíduos.

Biografia do Autor

Isabella da Silva Marques, Universidade da Região de Joinville

Departamento de Psicologia e área da Saúde

Juliana Rodrigues, Universidade da Região de Joinville

Departamento de Psicologia e área da Saúde

Raquel Cristiane Bays, Universidade da Região de Joinville

Departamento de Psicologia e área da Saúde

Luiz Arthur Rangel Cyrino, Universidade da Região de Joinville

Departamento de Psicologia e área da Saúde

Downloads

Publicado

2022-02-11

Edição

Seção

Artigos de Revisão