A influência do sistema nervoso autônomo nas doenças psicossomáticas sob a compreensão da Psicanálise e da Terapia Cognitiva Comportamental
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.7835Palavras-chave:
Psicossomática, Sistema Nervoso Autônomo, Psicanálise, Terapia Cognitiva ComportamentalResumo
Introdução: O presente estudo apresenta a influência do Sistema Nervoso Autônomo (SNA) nas doenças psicossomáticas sob a ótica da Psicanálise e da Terapia Cognitiva Comportamental (TCC). A sincronicidade entre o SNA e as funções viscerais do corpo, através da ação quase que instantânea nas vias neuronais e os distúrbios consequentes no organismo, ilustram a importância de estudar o assunto.
Objetivo: Compreender como a doença psicossomática é desenvolvida e como a mesma é vista pelas teorias Psicanalítica e da TCC.
Materiais e Métodos: Foi desenvolvido o método qualitativo, do tipo bibliográfico, de aprofundamento descritivo, procurando entender a doença psicossomática e sua relação com as teorias psicológicas da TCC e Psicanálise.
Resultados: um sistema que promove mudanças no organismo, resultando em maior ou menor equilíbrio funcional em situações estressoras, podendo gerar a doença psicossomática como resultado de um estresse crônico, situação essa que pode ser observada e tratada de maneiras distintas pela teoria Psicanalítica e pela TCC.
Conclusão: evidencia-se o entendimento, sob à luz da Psicanálise e da TCC, da doença psicossomática como produto de um sofrimento psíquico prolongado, que culmina com alterações cognitivas e sintomas corporais, interferindo em aspectos comportamentais e sociais, bem como na qualidade de vida dos indivíduos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.