A influência do sistema nervoso autônomo nas doenças psicossomáticas sob a compreensão da Psicanálise e da Terapia Cognitiva Comportamental
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.7835Palabras clave:
Psicossomática, Sistema Nervoso Autônomo, Psicanálise, Terapia Cognitiva ComportamentalResumen
Introdução: O presente estudo apresenta a influência do Sistema Nervoso Autônomo (SNA) nas doenças psicossomáticas sob a ótica da Psicanálise e da Terapia Cognitiva Comportamental (TCC). A sincronicidade entre o SNA e as funções viscerais do corpo, através da ação quase que instantânea nas vias neuronais e os distúrbios consequentes no organismo, ilustram a importância de estudar o assunto.
Objetivo: Compreender como a doença psicossomática é desenvolvida e como a mesma é vista pelas teorias Psicanalítica e da TCC.
Materiais e Métodos: Foi desenvolvido o método qualitativo, do tipo bibliográfico, de aprofundamento descritivo, procurando entender a doença psicossomática e sua relação com as teorias psicológicas da TCC e Psicanálise.
Resultados: um sistema que promove mudanças no organismo, resultando em maior ou menor equilíbrio funcional em situações estressoras, podendo gerar a doença psicossomática como resultado de um estresse crônico, situação essa que pode ser observada e tratada de maneiras distintas pela teoria Psicanalítica e pela TCC.
Conclusão: evidencia-se o entendimento, sob à luz da Psicanálise e da TCC, da doença psicossomática como produto de um sofrimento psíquico prolongado, que culmina com alterações cognitivas e sintomas corporais, interferindo em aspectos comportamentais e sociais, bem como na qualidade de vida dos indivíduos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.