Desenvolvimento e confiabilidade da escala foco funcional fácil (3F) para classificação funcional de pacientes em uma unidade de terapia intensiva

Autores

  • Charles Marcelo Kinast Universidade La Salle
  • Lidiane Isabel Filippin Universidade La Salle
  • Luiz Alberto Forgiarini Junior Universidade La Salle
  • Fabricio Farias da Fontoura Universidade La Salle

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v10i3.7884

Palavras-chave:

Unidades de terapia intensiva, Fisioterapia, Avaliação, Escalas, Funcionalidade.

Resumo

ntrodução: a adequada avaliação funcional baseada na analise de variáveis clínicas e fisiológicas é de fundamental importância para a determinação da mobilização precoce.

Objetivo: este estudo pretende apresentar a construção, a concordância e confiabilidade entre avaliadores dos domínios de uma escala classificatória do perfil funcional de pacientes internados em uma unidade de terapia intensiva (UTI) denominada Foco Funcional Fácil (3F). Métodos: a Escala 3F foi desenvolvida por fisioterapeutas baseada na avaliação das medidas atuais de funcionalidade e estabilidade clínica, após, foi realizado um estudo transversal com pacientes internados na UTI. A escala foi construída contento cinco domínios, os quais classificam a gravidade da função. Os domínios são apresentados em um escala tipo Likert (graduada de 0 a 5), quanto maior o número, pior a função no momento.  Resultados: Foram incluídos no estudo 32 pacientes.  A concordância para cada domínio da escala 3F variou de 63-94%, a confiabilidade entre os avaliadores verificada pelo coeficiente de Cronbach variou de 84-99%. Verificamos que existe um baixo viés entre os avaliadores. Conclusão: A escala 3F apresentou-se como um instrumento de substancial confiança e concordância o que demonstra satisfatória reprodutibilidade inter-avaliadores para avaliar a condição funcional dos pacientes internados na UTI. 

 

Downloads

Publicado

2023-02-09

Edição

Seção

Artigos Originais