Desenvolvimento e confiabilidade da escala foco funcional fácil (3F) para classificação funcional de pacientes em uma unidade de terapia intensiva
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i3.7884Palabras clave:
Unidades de terapia intensiva, Fisioterapia, Avaliação, Escalas, Funcionalidade.Resumen
ntrodução: a adequada avaliação funcional baseada na analise de variáveis clínicas e fisiológicas é de fundamental importância para a determinação da mobilização precoce.
Objetivo: este estudo pretende apresentar a construção, a concordância e confiabilidade entre avaliadores dos domínios de uma escala classificatória do perfil funcional de pacientes internados em uma unidade de terapia intensiva (UTI) denominada Foco Funcional Fácil (3F). Métodos: a Escala 3F foi desenvolvida por fisioterapeutas baseada na avaliação das medidas atuais de funcionalidade e estabilidade clínica, após, foi realizado um estudo transversal com pacientes internados na UTI. A escala foi construída contento cinco domínios, os quais classificam a gravidade da função. Os domínios são apresentados em um escala tipo Likert (graduada de 0 a 5), quanto maior o número, pior a função no momento. Resultados: Foram incluídos no estudo 32 pacientes. A concordância para cada domínio da escala 3F variou de 63-94%, a confiabilidade entre os avaliadores verificada pelo coeficiente de Cronbach variou de 84-99%. Verificamos que existe um baixo viés entre os avaliadores. Conclusão: A escala 3F apresentou-se como um instrumento de substancial confiança e concordância o que demonstra satisfatória reprodutibilidade inter-avaliadores para avaliar a condição funcional dos pacientes internados na UTI.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.