Estudo longitudinal da influência da autoeficácia em amamentar na prática do aleitamento materno
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i2.7899Palavras-chave:
Aleitamento Materno, Autoeficácia, GravidezResumo
Objetivo: Avaliar a infl uência da autoefi cácia em amamentar na gestação em relação à duração do aleitamento materno (AM) e sua exclusividade.
Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo longitudinal prospectivo com amostra de 103 mulheres gestantes. Para coleta de dados, utilizou-se uma escala sobre autoefi cácia em amamentar (Breastfeeding Self-Effi cacy Scale Short Form-BSES-SF), questionário sobre percepções do AM e dados demográfi cos. Posteriormente, as mães (n=74) foram entrevistadas em seu domicílio 180 dias pós-parto, com outro instrumento de coleta de dados contendo questões
sobre a prática de AM e parto.
Resultados: A idade média das gestantes foi 25,8(±5,8) anos, sendo que a maioria possuía cor da pele não-branca (56,8%), morava com companheiro (83,8%); tinha até 12 anos de estudo (58,1%); não trabalhava (54,1%) e era multípara (63,5%). Aos 180 dias após o parto, 50,2% das crianças eram amamentadas, porém apenas 20,3% eram amamentadas exclusivamente com leite materno e grande parte recebia aleitamento artifi cial (35,1%). A pontuação média da escala BSES-SF foi 50,9(±10,6) pontos. Constatou-se associação estatisticamente signifi cante entre autoeficácia com: cor pele (p=0,048), AM exclusivo (p=0,017), forma de AM (p=0,049) e satisfação com AM (p=0,038).
Conclusão: A prática do AM aos 180 dias pós-parto foi infl uenciada pela autoefi cácia em amamentar na gestação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.