Influência da microbiota intestinal na gênese da obesidade: revisão integrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.7955Palavras-chave:
Obesidade, Firmicutes, Bacteroidetes, Microbiota intestinalResumo
Introdução: A microbiota intestinal desempenha papel fundamental na resposta imunológica dos seres humanos e mudanças nas proporções dos filos Firmicutes e Bacteroidetes e padrões alimentares (dietas) podem estar associados à obesidade.
Objetivo: descrever a influência da microbiota intestinal e sua relação com a obesidade.
Materiais e métodos: Levantamento de artigos com experimentação animal e ensaios clínicos, entre os anos 2005 a 2020, nas bases de dados: Pubmed e Google acadêmico, utilizando os seguintes termos de pesquisa: Obesidade, Firmicutes, Bacteroidetes e Microbioma intestinal, explorando a relação entre obesidade e microrganismos, que avaliassem as seguintes questões: “Firmicutes e Bacteroidetes são indicador/fator de risco para obesidade?”; “A dieta influência na diversidade da microbiota intestinal e peso corporal? ”.
Resultados: Foram analisados dez artigos que atendiam aos critérios de inclusão e, estes demonstraram evidências e correlação entre a microbiota intestinal e a obesidade.
Conclusões: Os estudos experimentais demonstram proporções aumentadas de Firmicutes quando comparada a de Bacteroidetes na microbiota intestinal de camundongos obesos (alguns casos com genética selecionada). No entanto, em estudos de ensaios clínicos, estas evidências são desconstruídas por outros autores, que ainda não estabelecem de forma clara, quais as proporções dos filos Firmicutes e Bacteroidetes estão associadas à obesidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.