Influência da microbiota intestinal na gênese da obesidade: revisão integrativa da literatura

Autores/as

  • Amna Muhamad Abder Rauf Muhd Ibrahim Hamid UNISC
  • Patricia Molz UNISC
  • Silvia Isabel Rech Franke UNISC

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.7955

Palabras clave:

Obesidade, Firmicutes, Bacteroidetes, Microbiota intestinal

Resumen

Introdução: A microbiota intestinal desempenha papel fundamental na resposta imunológica dos seres humanos e mudanças nas proporções dos filos Firmicutes e Bacteroidetes e padrões alimentares (dietas) podem estar associados à obesidade.

Objetivo: descrever a influência da microbiota intestinal e sua relação com a obesidade.

Materiais e métodos: Levantamento de artigos com experimentação animal e ensaios clínicos, entre os anos 2005 a 2020, nas bases de dados: Pubmed e Google acadêmico, utilizando os seguintes termos de pesquisa: Obesidade, Firmicutes, Bacteroidetes e Microbioma intestinal, explorando a relação entre obesidade e microrganismos, que avaliassem as seguintes questões: “Firmicutes e Bacteroidetes são indicador/fator de risco para obesidade?”; “A dieta influência na diversidade da microbiota intestinal e peso corporal? ”.

Resultados: Foram analisados dez artigos que atendiam aos critérios de inclusão e, estes demonstraram evidências e correlação entre a microbiota intestinal e a obesidade.

Conclusões: Os estudos experimentais demonstram proporções aumentadas de Firmicutes quando comparada a de Bacteroidetes na microbiota intestinal de camundongos obesos (alguns casos com genética selecionada). No entanto, em estudos de ensaios clínicos, estas evidências são desconstruídas por outros autores, que ainda não estabelecem de forma clara, quais as proporções dos filos Firmicutes e Bacteroidetes estão associadas à obesidade.

Publicado

2022-03-08

Número

Sección

Artigos de Revisão