Experiências Adversas na Infância como preditoras de Transtornos de Humor e outras comorbidades em jovens adultos

Autores

  • Jocellia Medeiros Ximenes UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC.
  • Maria Suely Alves Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ -UFC.
  • Rodrigo da Silva Maia UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC.

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v10i2.7982

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, Maus-Tratos infantis, Transtornos Mentais.

Resumo

Introdução: A literatura revela que a exposição às experiências adversas na infância pode causar danos significativos em seu desenvolvimento, como também está associada à psicopatologia na vida adulta.

Materiais e Métodos: Este estudo é do tipo revisão de literatura. As buscas foram realizadas na base de dados do Scientific Electronic Library Online e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Além disso, foram realizadas buscas na Biblioteca Virtual em Saúde. A pesquisa compreendeu as publicações de janeiro de 2015 a março de 2020.

Resultados e discussão: A presente revisão incluiu 13 artigos. Os instrumentos de medida mais utilizados para aferir as experiências adversas na infância foram o Questionário de Trauma na Infância (CTQ) e a Escala Adverse Childhood Experience (ACE). No tocante ao desenho do estudo, 100% optou por um desenho de estudo quantitativo.

Conclusão: Todos os estudos desta revisão evidenciaram uma relação significativa entre experiências adversas na infância e sintomas depressivos, ansiosos e de estresse. Constatação que fundamenta a importância de se deter sobre essa temática nos serviços assistenciais e de saúde à população. E, como apontado pelos estudos, a priorização em políticas públicas que favoreçam intervenções de prevenção. 

Biografia do Autor

Jocellia Medeiros Ximenes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC.

Mestranda em Psicologia e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará

Maria Suely Alves Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ -UFC.

Professora do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, Campus Sobral.

Doutora em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho, Portugal.

Rodrigo da Silva Maia, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC.

Professor do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, Campus Sobral.

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

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Publicado

2022-05-25

Edição

Seção

Artigos de Revisão