Experiências Adversas na Infância como preditoras de Transtornos de Humor e outras comorbidades em jovens adultos
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i2.7982Keywords:
Desenvolvimento infantil, Maus-Tratos infantis, Transtornos Mentais.Abstract
Introdução: A literatura revela que a exposição às experiências adversas na infância pode causar danos significativos em seu desenvolvimento, como também está associada à psicopatologia na vida adulta.
Materiais e Métodos: Este estudo é do tipo revisão de literatura. As buscas foram realizadas na base de dados do Scientific Electronic Library Online e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Além disso, foram realizadas buscas na Biblioteca Virtual em Saúde. A pesquisa compreendeu as publicações de janeiro de 2015 a março de 2020.
Resultados e discussão: A presente revisão incluiu 13 artigos. Os instrumentos de medida mais utilizados para aferir as experiências adversas na infância foram o Questionário de Trauma na Infância (CTQ) e a Escala Adverse Childhood Experience (ACE). No tocante ao desenho do estudo, 100% optou por um desenho de estudo quantitativo.
Conclusão: Todos os estudos desta revisão evidenciaram uma relação significativa entre experiências adversas na infância e sintomas depressivos, ansiosos e de estresse. Constatação que fundamenta a importância de se deter sobre essa temática nos serviços assistenciais e de saúde à população. E, como apontado pelos estudos, a priorização em políticas públicas que favoreçam intervenções de prevenção.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who submit their manuscripts to be published in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of work and recognition of its initial publication in this journal.
- By virtue of the articles appearing in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and non-commercia.