Avaliação do potencial farmacológico de chá de ayahuasca no manejo da ansiedade e depressão

Autores

  • Maria Eduarda Kegler Ramos Universidade de Passo Fundo
  • João Pedro Popilniski Strapasson Universidade de Passo Fudno
  • Cassiano Mateus Forcelini Universidade de Passo Fundo
  • Luciano Oliveira Siqueira Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.8006

Palavras-chave:

Ayahuasca, Ansiedade, Depressão, Psicoativos

Resumo

Introdução: As vicissitudes da vida moderna, as instabilidades sociais, econômicas e comportamentais tem feito com que o consumo de chás, medicamentos, drogas e álcool tenha aumentado como alternativa de fuga dos problemas do dia-a-dia. Nos últimos anos, alguns estudos mostraram um potencial ansiolítico e antidepressivo do chá de Ayahuasca, baseado em relatos de adeptos de seitas religiosas que buscam um sentido para a vida ou respostas para seus problemas pessoais.

Objetivo: O presente estudo tem como objetivo analisar à luz de um contexto científico, o potencial farmacológico de plantas (chá Ayahuasca) no tratamento da depressão, ansiedade e síndrome do pânico

Materiais e métodos: Procedeu-se uma revisão bibliográfica nas base de dados eletrônicas LILACS, SciELO, BDENF e CAPES entre 1990 e 2019.

Resultados: A análise dos resultados mostra que o chá apresenta potencial ansiolítico e antidepressivo pela presença de compostos tricíclicos e beta-carbonilas cuja padronização em formas farmacêuticas pode apresentar alternativas para o manejo da ansiedade e depressão.

Conclusões: Apesar do potencial ansiolítico e antidepressivo, desestimula-se seu uso na forma de infusão bruta em razão da falta de padronização de dose, seu potencial alucinógeno e toxicológico.

Biografia do Autor

Luciano Oliveira Siqueira, Universidade de Passo Fundo

Doutorado em Bioquímica
Mestrado em Bioquímica
Especialização em Análises clínicas
MBA em gestão estratégica e inovação em negócios

Downloads

Publicado

2022-03-07

Edição

Seção

Artigos de Revisão