Análise Espacial da Oferta de Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Primária à Saúde no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.8017Palavras-chave:
Terapias Complementares, Medicina Integrativa, Atenção Primária à Saúde, Política de SaúdeResumo
Introdução: O uso de recursos terapêuticos relacionados às Práticas Integrativas e Complementares (PIC) no Sistema Único de Saúde tem se tornado uma realidade na Atenção Primária à Saúde brasileira.
Objetivo: Analisar a oferta das Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Primária à Saúde no Brasil.
Materiais e Métodos: Estudo transversal analítico com dados secundários da Avaliação Externa do segundo ciclo do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica. Houve análise inferencial entre as Equipes de Atenção Básica (EAB) por regiões geográficas brasileiras pelo teste qui-quadrado com uso do teste z ajustado pelo método Bonferroni (p<0,05). A analise descritiva por município foi realizada para confecção de mapa temático pelo Estimador de Densidade de Kernel.
Resultados: Um total de 19,0% das EAB oferecia PIC no Brasil, sendo maior no Sudeste (32,3%), seguido do Sul (19,2%) e menor no Norte (6,8%) (p<0,001). As Práticas Corporais e/ou Mentais (6,9%), Plantas Medicinais e Fitoterapia (6,2%) e Acupuntura (5,3%) foram as PIC mais realizadas no Brasil. O mapa evidenciou áreas não homogêneas e concentração entre municípios do Sudeste, Sul e Nordeste.
Conclusão: As PIC estavam presentes em parte das equipes da APS e dos municípios brasileiros, mas apresentou desigualdades regionais marcantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.