Análise Espacial da Oferta de Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Primária à Saúde no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.8017

Palavras-chave:

Terapias Complementares, Medicina Integrativa, Atenção Primária à Saúde, Política de Saúde

Resumo

Introdução: O uso de recursos terapêuticos relacionados às Práticas Integrativas e Complementares (PIC) no Sistema Único de Saúde tem se tornado uma realidade na Atenção Primária à Saúde brasileira.

Objetivo: Analisar a oferta das Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Primária à Saúde no Brasil.

Materiais e Métodos: Estudo transversal analítico com dados secundários da Avaliação Externa do segundo ciclo do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica. Houve análise inferencial entre as Equipes de Atenção Básica (EAB) por regiões geográficas brasileiras pelo teste qui-quadrado com uso do teste z ajustado pelo método Bonferroni (p<0,05). A analise descritiva por município foi realizada para confecção de mapa temático pelo Estimador de Densidade de Kernel.

Resultados: Um total de 19,0% das EAB oferecia PIC no Brasil, sendo maior no Sudeste (32,3%), seguido do Sul (19,2%) e menor no Norte (6,8%) (p<0,001). As Práticas Corporais e/ou Mentais (6,9%), Plantas Medicinais e Fitoterapia (6,2%) e Acupuntura (5,3%) foram as PIC mais realizadas no Brasil. O mapa evidenciou áreas não homogêneas e concentração entre municípios do Sudeste, Sul e Nordeste.

Conclusão: As PIC estavam presentes em parte das equipes da APS e dos municípios brasileiros, mas apresentou desigualdades regionais marcantes.

Biografia do Autor

Mariana Aparecida Rodrigues Valente, Enfermeira, Prefeitura Municipal de Limeira, Limeira-SP, Brasil.

Mestre em Gestão e Saúde Coletiva pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba – Universidade Estadual de Campinas (FOP/UNICAMP).

Manoelito Ferreira Silva-Junior, Professor do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa-PR, Brasil.

Cirurgião-Dentista - Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Especialista em Saúde Coletiva e da Família - Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-Unicamp)Mestre e Doutor em Odontologia (Saúde Coletiva) - FOP-UnicampPós-doutor em Ciências da Saúde - UEPGPós-doutorando em Odontologia - UEPG

João Peres Neto, Cirurgião-dentista. Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, Brasil.

Cirurgião- dentista no Hospital Albert Einstein Especialista em Saúde da Família - UNIFESPMestre em Odontologia em Saúde Coletiva - FOP-UnicampDoutor em Odontologia (Saúde Coletiva) - FOP-Unicamp

Maria da Luz Rosário de Sousa, Professora Titular do Departamento de Ciências da Saúde e Odontologia Infantil da Faculdade de Odontologia de Piracicaba – Universidade Estadual de Campinas (FOP/UNICAMP).

Graduação em Odontologia pela Universidade Estadual de Campinas (1986).

Mestrado (1992) e Doutorado (1995) em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo.

Pós Doutorado pela University College of London na área de Epidemiologia (1997). 

Downloads

Publicado

2022-03-14

Edição

Seção

Artigos Originais