Estado Nutricional de Estudantes Universitários: fatores associados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v10i2.8164

Palavras-chave:

Estado Nutricional, Estudantes, Sobrepeso, Obesidade, Fatores de Risco

Resumo

Objetivos: Analisar o estado nutricional dos universitários relacionado aos fatores sociodemográficos, comportamentais, clínicos e nutricionais. Materiais e Métodos: Estudo epidemiológico, de corte transversal com abordagem descritiva e analítica. Participaram 210 universitários, maiores de 18 anos, da Universidade Estadual do Ceará. Foi aplicado um questionário individual semiestruturado, baseado nos “Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida de Acadêmicos”, seguido de mensuração de peso, estatura, circunferência da cintura e do quadril e aferição da pressão arterial. Considerou-se como desfecho o sobrepeso/obesidade a partir do Índice de Massa Corporal (IMC). Realizaram-se análises descritivas e inferenciais. No modelo ajustado de regressão múltipla, utilizou-se a Regressão de Poisson com variância robusta. A força de associação foi medida por meio da Razão de Prevalência. Resultados: Observou-se que 51 (24,6%) universitários apresentaram sobrepeso e 18 (8,7%), obesidade. O modelo final ajustado identificou duas variáveis significativas: sexo (p<0,001) e o risco cardiovascular pela circunferência da cintura (p<0,001). Conclusão: Constatou-se que estudantes universitários do sexo masculino e com o risco cardiovascular alto e moderado, conforme a circunferência da cintura abdominal, apresentaram maiores prevalências de desenvolverem alterações nutricionais.

Biografia do Autor

Lorena Alves Brito, Universidade Estadual do Ceará

Estudante do último ano do curso de Medicina, na Universidade Estadual do Ceará. Pesquisadora na área de sobrepeso e obesidade. Membro e colaboradora do grupo de pesquisa em saúde coletiva PESQ - Saúde, orientado pelo Prof. Dr. Francisco José Maia Pinto.

Dayse Lôrrane Gon Alves, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É especialista em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e possui Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE). É Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) - Bolsista CAPES. Atua nos seguintes campos: saúde da criança e do adolescente; saúde na escola; interface entre Saúde e Educação; e prevenção do bullying e da violência escolar.

Erika de Vasconcelos Barbalho, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (2007). Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual do Ceará.

Bruna Rodrigues Nunes, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduanda de psicologia pela Universidade Estadual do Ceará. Membro e colaboradora do Grupo de Pesquisa Avaliação e Análise Estatística em Saúde Coletiva PESQ - Saúde, orientado pelo Prof. Dr. Francisco José Maia Pinto.

Tânia Conceição Camargo Pereira, Centro Universitário Internacional (UNINTER)

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (1996). Pós graduação especialização em saúde pública com enfase em saúde da família pela UNINTER (2018).

Gabriella Araújo Rocha, Universidade Estadual do Ceará

Nutricionista, formada pela Universidade Estadual do Ceara (UECE). Especialização em Transtornos Alimentares pela Universidade de São Paulo (USP).

Francisco José Maia Pinto, Universidade Estadual do Ceará

Pós-Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP - 2011). Doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ - 2005). Mestre em Ciências em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 1988). Graduado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC - 1975). Graduado em Estatística pela Universidade Federal do Ceará (UFC - 1978). Professor Aposentado da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é Professor Associado Nível "O" da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC/UECE) e Mestrado Profissional em Saúde da Criança e do Adolescente (CMPSCA/UECE). Consultor Ad hoc. Líder do Grupo de Pesquisa Avaliação e Análise Estatística em Saúde Coletiva - PESQSAUDE. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Indicadores de Saúde. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas a Saúde Coletiva. Atua principalmente, nos seguintes temas: Avaliação Institucional, Nutrição em Saúde Coletiva, Epidemiologia da Saúde da Criança e do Adolescente, Educação e Profissionais de Saúde.

Downloads

Publicado

2022-05-27

Edição

Seção

Artigos Originais