Estado Nutricional de Estudantes Universitários: fatores associados
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i2.8164Palavras-chave:
Estado Nutricional, Estudantes, Sobrepeso, Obesidade, Fatores de RiscoResumo
Objetivos: Analisar o estado nutricional dos universitários relacionado aos fatores sociodemográficos, comportamentais, clínicos e nutricionais. Materiais e Métodos: Estudo epidemiológico, de corte transversal com abordagem descritiva e analítica. Participaram 210 universitários, maiores de 18 anos, da Universidade Estadual do Ceará. Foi aplicado um questionário individual semiestruturado, baseado nos “Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida de Acadêmicos”, seguido de mensuração de peso, estatura, circunferência da cintura e do quadril e aferição da pressão arterial. Considerou-se como desfecho o sobrepeso/obesidade a partir do Índice de Massa Corporal (IMC). Realizaram-se análises descritivas e inferenciais. No modelo ajustado de regressão múltipla, utilizou-se a Regressão de Poisson com variância robusta. A força de associação foi medida por meio da Razão de Prevalência. Resultados: Observou-se que 51 (24,6%) universitários apresentaram sobrepeso e 18 (8,7%), obesidade. O modelo final ajustado identificou duas variáveis significativas: sexo (p<0,001) e o risco cardiovascular pela circunferência da cintura (p<0,001). Conclusão: Constatou-se que estudantes universitários do sexo masculino e com o risco cardiovascular alto e moderado, conforme a circunferência da cintura abdominal, apresentaram maiores prevalências de desenvolverem alterações nutricionais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.