Prevalência da necessidade de tratamento ortodôntico em adolescentes: Revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i2.8207Palavras-chave:
Revisão sistemática, Ortodontia, EpidemiologiaResumo
Objetivo: Revisar sistematicamente as evidências existentes sobre a prevalência da necessidade de tratamento ortodôntico em jovens de 12 a 15 anos de idade.
Métodos: Realizou-se uma busca eletrônica nas bases de dados Portal Regional da BVS, PubMed, Scielo, Cochrane, Web of Science, Embase e Scopus utilizando descritores e termos utilizados nas publicações. Artigos duplicados foram removidos. Após a aplicação dos critérios de exclusão e inclusão, a qualidade dos artigos foi verificada e a extração de dados realizada.
Resultados: Dos 2255 estudos encontrados, 1730 foram removidos por duplicidade, 487 artigos foram eliminados segundo os critérios de exclusão e 11 estudos foram eleitos de acordo com os critérios de inclusão.
Conclusão: A prevalência da necessidade de tratamento ortodôntico foi considerada alta em diferentes regiões do mundo, principalmente na população brasileira, japonesa e africana. Recomenda-se fortemente a intensificação da educação em saúde bucal em adolescentes, com o propósito de conscientizá-los sobre a importância da prevenção das oclusopatias e a busca por assistência periódica para evitar a necessidade de tratamentos dispendiosos no futuro. Destaca-se também, que é essencial a avaliação criteriosa da qualidade dos estudos epidemiológicos para compreender a real necessidade de tratamento da população-alvo e a implantação de políticas públicas em saúde eficazes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.