Prevalência da necessidade de tratamento ortodôntico em adolescentes: Revisão sistemática

Autores

  • Erika Kiyoko Chiba Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araçatuba
  • Cléa Adas Saliba Garbin Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araçatuba
  • Fernando Yamamoto Chiba Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araçatuba
  • Tânia Adas Saliba Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araçatuba
  • Suzely Adas Saliba Moimaz Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araçatuba
  • Artênio José Ísper Garbin Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araçatuba

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v10i2.8207

Palavras-chave:

Revisão sistemática, Ortodontia, Epidemiologia

Resumo

Objetivo: Revisar sistematicamente as evidências existentes sobre a prevalência da necessidade de tratamento ortodôntico em jovens de 12 a 15 anos de idade.

Métodos: Realizou-se uma busca eletrônica nas bases de dados Portal Regional da BVS, PubMed, Scielo, Cochrane, Web of Science, Embase e Scopus utilizando descritores e termos utilizados nas publicações. Artigos duplicados foram removidos. Após a aplicação dos critérios de exclusão e inclusão, a qualidade dos artigos foi verificada e a extração de dados realizada.

Resultados: Dos 2255 estudos encontrados, 1730 foram removidos por duplicidade, 487 artigos foram eliminados segundo os critérios de exclusão e 11 estudos foram eleitos de acordo com os critérios de inclusão.

Conclusão: A prevalência da necessidade de tratamento ortodôntico foi considerada alta em diferentes regiões do mundo, principalmente na população brasileira, japonesa e africana. Recomenda-se fortemente a intensificação da educação em saúde bucal em adolescentes, com o propósito de conscientizá-los sobre a importância da prevenção das oclusopatias e a busca por assistência periódica para evitar a necessidade de tratamentos dispendiosos no futuro. Destaca-se também, que é essencial a avaliação criteriosa da qualidade dos estudos epidemiológicos para compreender a real necessidade de tratamento da população-alvo e a implantação de políticas públicas em saúde eficazes.

Biografia do Autor

Erika Kiyoko Chiba, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araçatuba

Mestranda, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Campus de Araçatuba, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva em Odontologia – Araçatuba, São Paulo, Brasil

Cléa Adas Saliba Garbin, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araçatuba

Professora Titular, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Campus de Araçatuba, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva em Odontologia – Araçatuba, São Paulo, Brasil

Fernando Yamamoto Chiba, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araçatuba

Professor Doutor, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Campus de Araçatuba, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva em Odontologia – Araçatuba, São Paulo, Brasil

Tânia Adas Saliba, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araçatuba

Professora Associada Doutora, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Campus de Araçatuba, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva em Odontologia – Araçatuba, São Paulo, Brasil

Suzely Adas Saliba Moimaz, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araçatuba

Professora Titular, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Campus de Araçatuba, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva em Odontologia – Araçatuba, São Paulo, Brasil

Artênio José Ísper Garbin, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araçatuba

Professor Associado, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Campus de Araçatuba, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva em Odontologia – Araçatuba, São Paulo, Brasil

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Publicado

2022-05-27

Edição

Seção

Artigos de Revisão