Prevalência da necessidade de tratamento ortodôntico em adolescentes: Revisão sistemática

Autores/as

  • Erika Kiyoko Chiba Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araçatuba
  • Cléa Adas Saliba Garbin Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araçatuba
  • Fernando Yamamoto Chiba Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araçatuba
  • Tânia Adas Saliba Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araçatuba
  • Suzely Adas Saliba Moimaz Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araçatuba
  • Artênio José Ísper Garbin Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araçatuba

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v10i2.8207

Palabras clave:

Revisão sistemática, Ortodontia, Epidemiologia

Resumen

Objetivo: Revisar sistematicamente as evidências existentes sobre a prevalência da necessidade de tratamento ortodôntico em jovens de 12 a 15 anos de idade.

Métodos: Realizou-se uma busca eletrônica nas bases de dados Portal Regional da BVS, PubMed, Scielo, Cochrane, Web of Science, Embase e Scopus utilizando descritores e termos utilizados nas publicações. Artigos duplicados foram removidos. Após a aplicação dos critérios de exclusão e inclusão, a qualidade dos artigos foi verificada e a extração de dados realizada.

Resultados: Dos 2255 estudos encontrados, 1730 foram removidos por duplicidade, 487 artigos foram eliminados segundo os critérios de exclusão e 11 estudos foram eleitos de acordo com os critérios de inclusão.

Conclusão: A prevalência da necessidade de tratamento ortodôntico foi considerada alta em diferentes regiões do mundo, principalmente na população brasileira, japonesa e africana. Recomenda-se fortemente a intensificação da educação em saúde bucal em adolescentes, com o propósito de conscientizá-los sobre a importância da prevenção das oclusopatias e a busca por assistência periódica para evitar a necessidade de tratamentos dispendiosos no futuro. Destaca-se também, que é essencial a avaliação criteriosa da qualidade dos estudos epidemiológicos para compreender a real necessidade de tratamento da população-alvo e a implantação de políticas públicas em saúde eficazes.

Biografía del autor/a

Erika Kiyoko Chiba, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araçatuba

Mestranda, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Campus de Araçatuba, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva em Odontologia – Araçatuba, São Paulo, Brasil

Cléa Adas Saliba Garbin, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araçatuba

Professora Titular, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Campus de Araçatuba, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva em Odontologia – Araçatuba, São Paulo, Brasil

Fernando Yamamoto Chiba, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araçatuba

Professor Doutor, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Campus de Araçatuba, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva em Odontologia – Araçatuba, São Paulo, Brasil

Tânia Adas Saliba, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araçatuba

Professora Associada Doutora, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Campus de Araçatuba, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva em Odontologia – Araçatuba, São Paulo, Brasil

Suzely Adas Saliba Moimaz, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araçatuba

Professora Titular, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Campus de Araçatuba, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva em Odontologia – Araçatuba, São Paulo, Brasil

Artênio José Ísper Garbin, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araçatuba

Professor Associado, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Campus de Araçatuba, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva em Odontologia – Araçatuba, São Paulo, Brasil

Publicado

2022-05-27

Número

Sección

Artigos de Revisão