Aspectos biológicos e implicações clínicas na dor lombar crônica: uma revisão narrativa
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.8208Palavras-chave:
Dor lombar crônica, Sensibilização central, Dor nociplástica, NeurotrofinasResumo
Introdução: A dor lombar crônica possui alta prevalência e carga social, mas sua fisiopatologia é incerta e o tratamento insatisfatório.
Objetivo: Realizar revisão narrativa da literatura sobre dor lombar crônica inespecífica, possíveis fenômenos, mecanismos biológicos e implicações clínicas.
Materiais e Métodos: Artigos publicados entre 2014 e 2020, em inglês, com palavras-chave “chronic low back pain” e “central sensitization” nas bases de dados LILACS e MEDLINE foram incluídos.
Resultados: A dor lombar crônica pode apresentar alterações da neuroplasticidade cerebral por sensibilização central e dor nociplástica. O fator neurotrófico derivado do cérebro é relacionado com a hiperexcitabilidade de neurônios centrais, facilitação da nocicepção e sensibilização central. As vias biológicas envolvem a degradação dos receptores glutamato, acoplados à proteína G, por hiperatividade glial e circuitos córtico-límbicos opiordérgicos e dopaminérgicos. Essa disfunção do processamento, amplificação da percepção e modulação da dor são as características da dor nociplástica. Além da avaliação clínica para excluir red flags, dosagens sanguíneas de citocinas pró e anti-inflamatórias; testes sensoriais quantitativos; e instrumentos como Inventário de Sensibilização Central parecem relevantes para a prática clínica.
Conclusão: Alterações por sensibilização central podem estar associadas à dor lombar crônica, sendo necessárias maiores investigações já que as evidências sobre este tópico ainda são incipientes.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.