Aspectos biológicos e implicações clínicas na dor lombar crônica: uma revisão narrativa

Autores/as

  • Angela Shiratsu Yamada Universidade Luterana do Brasil
  • Daniel Simon Universidade Luterana do Brasil
  • Alessandra Hübner de Souza Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.8208

Palabras clave:

Dor lombar crônica, Sensibilização central, Dor nociplástica, Neurotrofinas

Resumen

Introdução: A dor lombar crônica possui alta prevalência e carga social, mas sua fisiopatologia é incerta e o tratamento insatisfatório.

Objetivo: Realizar revisão narrativa da literatura sobre dor lombar crônica inespecífica, possíveis fenômenos, mecanismos biológicos e implicações clínicas.

Materiais e Métodos: Artigos publicados entre 2014 e 2020, em inglês, com palavras-chave “chronic low back pain” e “central sensitization” nas bases de dados LILACS e MEDLINE foram incluídos.

Resultados: A dor lombar crônica pode apresentar alterações da neuroplasticidade cerebral por sensibilização central e dor nociplástica. O fator neurotrófico derivado do cérebro é relacionado com a hiperexcitabilidade de neurônios centrais, facilitação da nocicepção e sensibilização central. As vias biológicas envolvem a degradação dos receptores glutamato, acoplados à proteína G, por hiperatividade glial e circuitos córtico-límbicos opiordérgicos e dopaminérgicos. Essa disfunção do processamento, amplificação da percepção e modulação da dor são as características da dor nociplástica. Além da avaliação clínica para excluir red flags, dosagens sanguíneas de citocinas pró e anti-inflamatórias; testes sensoriais quantitativos; e instrumentos como Inventário de Sensibilização Central parecem relevantes para a prática clínica.

Conclusão: Alterações por sensibilização central podem estar associadas à dor lombar crônica, sendo necessárias maiores investigações já que as evidências sobre este tópico ainda são incipientes.

Biografía del autor/a

Angela Shiratsu Yamada, Universidade Luterana do Brasil

Programa de Pós Graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde

Fisioterapia

Daniel Simon, Universidade Luterana do Brasil

Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde. Laboratório de Genética Molecular Humana.

Publicado

2022-03-08

Número

Sección

Artigos de Revisão