Ajustamento Psicossocial, Restrição nas Atividades Físicas e Funcionais e Satisfação com a Prótese de Amputados de Membro Inferior
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i3.8216Palavras-chave:
Amputados, Membros Artificiais, Satisfação do Paciente.Resumo
Objetivo: avaliar o ajustamento psicossocial, restrição à realização de atividades físicas e funcionais e satisfação com a prótese de amputados de membro inferior.
Materiais e Métodos: estudo transversal em que participaram 100 amputados de membro inferior de três estados brasileiros. Uma ficha de caracterização e a Escala de Experiência de Amputação e Prótese Revisada foram aplicadas.
Resultados: verificou-se um bom ajuste geral e social, a prótese restringiu “um pouco” a realização das atividades e os indivíduos encontraram-se “moderadamente” satisfeitos com sua prótese. Foi verificado menor ajuste geral nos sujeitos com amputação ao nível e abaixo do joelho; menor ajuste às limitações nos sujeitos com amputação de causa vascular; e maior restrição para realização das atividades nos sujeitos com amputação ao nível e abaixo do joelho, de causa vascular e que fazem uso da prótese há menos de dois anos.
Conclusão: brasileiros com amputação de membro inferior possuem dificuldades no ajuste psicossocial, restrições na realização de atividades e satisfação moderada com sua prótese.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.