Ajustamento Psicossocial, Restrição nas Atividades Físicas e Funcionais e Satisfação com a Prótese de Amputados de Membro Inferior
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i3.8216Palabras clave:
Amputados, Membros Artificiais, Satisfação do Paciente.Resumen
Objetivo: avaliar o ajustamento psicossocial, restrição à realização de atividades físicas e funcionais e satisfação com a prótese de amputados de membro inferior.
Materiais e Métodos: estudo transversal em que participaram 100 amputados de membro inferior de três estados brasileiros. Uma ficha de caracterização e a Escala de Experiência de Amputação e Prótese Revisada foram aplicadas.
Resultados: verificou-se um bom ajuste geral e social, a prótese restringiu “um pouco” a realização das atividades e os indivíduos encontraram-se “moderadamente” satisfeitos com sua prótese. Foi verificado menor ajuste geral nos sujeitos com amputação ao nível e abaixo do joelho; menor ajuste às limitações nos sujeitos com amputação de causa vascular; e maior restrição para realização das atividades nos sujeitos com amputação ao nível e abaixo do joelho, de causa vascular e que fazem uso da prótese há menos de dois anos.
Conclusão: brasileiros com amputação de membro inferior possuem dificuldades no ajuste psicossocial, restrições na realização de atividades e satisfação moderada com sua prótese.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.