Desenvolvimento de prematuros: efeito da saúde emocional materna e de uma intervenção psicoeducativa
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i3.8317Palavras-chave:
Desenvolvimento, Prematuridade, PsicoeducaçãoResumo
Objetivo: descrever e comparar indicadores de estresse, ansiedade e depressão de mães de bebês prematuros, no terceiro e no sexto mês de vida deles; comparar o desenvolvimento dos bebês considerando a presença/ausência de indicadores emocionais e participação ou não no grupo de psicoeducação e, relacionar a saúde emocional com o desenvolvimento dos bebês nos respectivos meses. Materiais e métodos: Participaram 67 mães e seus bebês. As mães responderam a inventários de estresse, ansiedade e depressão. O desenvolvimento do bebê foi avaliado pelas Escalas Bayley de Desenvolvimento Infantil – III. Foram divididas em três grupos: mães com indicadores clínicos de saúde emocional participantes da intervenção (G1); mães com indicadores, não participantes da intervenção (G2) e, mães sem indicadores (G3). Resultados: Aos três meses não houve diferença de desenvolvimento dos bebês dos três grupos. Aos seis meses, os bebês de mães do G3 apresentaram médias mais altas em Linguagem Receptiva e Desenvolvimento Motor Grosso. Foram evidenciadas correlações positivas e negativas entre a saúde emocional materna e o desenvolvimento do bebê. Conclusões: A identificação e intervenção precoce na saúde emocional materna no pós-parto pode evitar efeitos negativos, capazes de alterar o curso do desenvolvimento saudável de bebês prematuros.
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