Desenvolvimento de prematuros: efeito da saúde emocional materna e de uma intervenção psicoeducativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v10i3.8317

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Prematuridade, Psicoeducação

Resumo

Objetivo: descrever e comparar indicadores de estresse, ansiedade e depressão de mães de bebês prematuros, no terceiro e no sexto mês de vida deles; comparar o desenvolvimento dos bebês considerando a presença/ausência de indicadores emocionais e participação ou não no grupo de psicoeducação e, relacionar a saúde emocional com o desenvolvimento dos bebês nos respectivos meses. Materiais e métodos: Participaram 67 mães e seus bebês. As mães responderam a inventários de estresse, ansiedade e depressão. O desenvolvimento do bebê foi avaliado pelas Escalas Bayley de Desenvolvimento Infantil – III. Foram divididas em três grupos: mães com indicadores clínicos de saúde emocional participantes da intervenção (G1); mães com indicadores, não participantes da intervenção (G2) e, mães sem indicadores (G3). Resultados: Aos três meses não houve diferença de desenvolvimento dos bebês dos três grupos. Aos seis meses, os bebês de mães do G3 apresentaram médias mais altas em Linguagem Receptiva e Desenvolvimento Motor Grosso. Foram evidenciadas correlações positivas e negativas entre a saúde emocional materna e o desenvolvimento do bebê. Conclusões: A identificação e intervenção precoce na saúde emocional materna no pós-parto pode evitar efeitos negativos, capazes de alterar o curso do desenvolvimento saudável de bebês prematuros.

Biografia do Autor

Angélica Maria Teodoro Cunha

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS-Campus de Paranaíba). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP-BAURU.

Yasmin Fernandes

Graduada em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração (USC). Especialista em Ciências da Saúde, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Caroline Farias Pinto

Graduada em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração (USC).

Janaina Senhorini dos Santos

Graduada em Fisioterapia pela Universidade do Sagrado Coração. Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Doutora em Psicologia Experimental, pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Livre-Docente da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Downloads

Publicado

2022-12-05

Edição

Seção

Artigos Originais