Desenvolvimento de prematuros: efeito da saúde emocional materna e de uma intervenção psicoeducativa
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i3.8317Palabras clave:
Desenvolvimento, Prematuridade, PsicoeducaçãoResumen
Objetivo: descrever e comparar indicadores de estresse, ansiedade e depressão de mães de bebês prematuros, no terceiro e no sexto mês de vida deles; comparar o desenvolvimento dos bebês considerando a presença/ausência de indicadores emocionais e participação ou não no grupo de psicoeducação e, relacionar a saúde emocional com o desenvolvimento dos bebês nos respectivos meses. Materiais e métodos: Participaram 67 mães e seus bebês. As mães responderam a inventários de estresse, ansiedade e depressão. O desenvolvimento do bebê foi avaliado pelas Escalas Bayley de Desenvolvimento Infantil – III. Foram divididas em três grupos: mães com indicadores clínicos de saúde emocional participantes da intervenção (G1); mães com indicadores, não participantes da intervenção (G2) e, mães sem indicadores (G3). Resultados: Aos três meses não houve diferença de desenvolvimento dos bebês dos três grupos. Aos seis meses, os bebês de mães do G3 apresentaram médias mais altas em Linguagem Receptiva e Desenvolvimento Motor Grosso. Foram evidenciadas correlações positivas e negativas entre a saúde emocional materna e o desenvolvimento do bebê. Conclusões: A identificação e intervenção precoce na saúde emocional materna no pós-parto pode evitar efeitos negativos, capazes de alterar o curso do desenvolvimento saudável de bebês prematuros.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.