Qualidade da Atenção Primária à Saúde para a Rede Cegonha: Avaliação da Estrutura e Processo.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v10i2.8591

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Avaliação em Saúde, Assistência Integral à Saúde

Resumo

Objetivo: Avaliar a qualidade da Atenção Primária à Saúde de um município do interior do Estado do Ceará para a Rede Cegonha. Materiais e métodos: Estudo do tipo avaliativo, utilizando como referência o Instrumento de Avaliação da Atenção Primária (Primary Care Assessment Tool). Foram abordados os aspectos estrutura e processo da qualidade da atenção ao Pré-Natal (componente 1 da Rede Cegonha), em seus atributos essenciais. Participaram do estudo 8 enfermeiros atuantes na Atenção Primária à Saúde, sendo a coleta de dados realizada entre os anos de 2016 e 2017 por meio de observação participante e questionário e sua análise através de estatística descritiva. Resultados: A estrutura mostrou a presença de boa parte de itens, porém os fundamentais à atuação na rede ainda são insuficientes. O conhecimento do processo resultou no encontro de aspectos semelhantes, com atividades que favorecem os atributos de primeiro contato e longitudinalidade. Concluiu-se que há necessidade de fortalecimento dos atributos de coordenação e integralidade para se atingir a qualidade da atenção às gestantes. Ainda assim, o modelo de redes de atenção se configura como uma tentativa contínua de reestruturar as políticas públicas em saúde voltadas à mulher e à Atenção Primária à Saúde.

Biografia do Autor

Flavia Pinheiro da Costa, Mestre em Saúde da Família, Universidade Federal do Ceará -UFC, Sobral, Ceará, Brasil.

Enfermeira, docente do Curso Técnico em Enfermagem do Instituto Centro de Ensino Tecnológico-CENTEC e da graduação em enfermagem pela Faculdade IEDUCARE, mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará, Instituto Centro de Ensino Tecnológico-CENTEC e Faculdade IEDUCARE, Camocim, Ceará, Brasil.

Izabelle Mont’Alverne Napoleão Albuquerque, Vice-Reitora da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, Doutora em Enfermagem e Promoção da Saúde pela Universidade Federal do Ceará – UFC.

Enfermeira, Vice-Reitora da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, Doutorado em Enfermagem e Promoção da Saúde pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, Sobral, Ceará, Brasil,

Marcos Aguiar Ribeiro, Doutorando pela Universidade Federal De São Paulo - UNIFESP, São Paulo, Brasil.

Enfermeiro, Gerente da Célula de Auditoria e Regulação da Secretaria de Saúde de Sobral - CE , Prefeitura Municipal de Sobral, mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Doutorando em enfermagem pela  Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.

Ana Karoline Soares Arruda, Mestre em Saúde da Família, Universidade Federal do Ceará -UFC, Sobral, Ceará, Brasil.

Enfermeira, mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará, Especialista em Saúde Mental pelo Centro Universitário UNINTA, Sobral, Ceará, Brasil.

Pedro Henrique Magalhaes de Araujo, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Técnico em enfermagem pela EEEP.cel. Manoel Rufino Magalhães. Graduando em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Membro do Observatório de Pesquisas para o Sistema Único de Saúde (SUS) - OBSERVASUS na linha gestão/avaliação em saúde. Bolsista Funcap (BPI).

Downloads

Publicado

2022-07-11

Edição

Seção

Artigos Originais