Qualidade da Atenção Primária à Saúde para a Rede Cegonha: Avaliação da Estrutura e Processo.
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i2.8591Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Avaliação em Saúde, Assistência Integral à SaúdeResumo
Objetivo: Avaliar a qualidade da Atenção Primária à Saúde de um município do interior do Estado do Ceará para a Rede Cegonha. Materiais e métodos: Estudo do tipo avaliativo, utilizando como referência o Instrumento de Avaliação da Atenção Primária (Primary Care Assessment Tool). Foram abordados os aspectos estrutura e processo da qualidade da atenção ao Pré-Natal (componente 1 da Rede Cegonha), em seus atributos essenciais. Participaram do estudo 8 enfermeiros atuantes na Atenção Primária à Saúde, sendo a coleta de dados realizada entre os anos de 2016 e 2017 por meio de observação participante e questionário e sua análise através de estatística descritiva. Resultados: A estrutura mostrou a presença de boa parte de itens, porém os fundamentais à atuação na rede ainda são insuficientes. O conhecimento do processo resultou no encontro de aspectos semelhantes, com atividades que favorecem os atributos de primeiro contato e longitudinalidade. Concluiu-se que há necessidade de fortalecimento dos atributos de coordenação e integralidade para se atingir a qualidade da atenção às gestantes. Ainda assim, o modelo de redes de atenção se configura como uma tentativa contínua de reestruturar as políticas públicas em saúde voltadas à mulher e à Atenção Primária à Saúde.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.