Qualidade da Atenção Primária à Saúde para a Rede Cegonha: Avaliação da Estrutura e Processo.
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i2.8591Keywords:
Atenção Primária à Saúde, Avaliação em Saúde, Assistência Integral à SaúdeAbstract
Objetivo: Avaliar a qualidade da Atenção Primária à Saúde de um município do interior do Estado do Ceará para a Rede Cegonha. Materiais e métodos: Estudo do tipo avaliativo, utilizando como referência o Instrumento de Avaliação da Atenção Primária (Primary Care Assessment Tool). Foram abordados os aspectos estrutura e processo da qualidade da atenção ao Pré-Natal (componente 1 da Rede Cegonha), em seus atributos essenciais. Participaram do estudo 8 enfermeiros atuantes na Atenção Primária à Saúde, sendo a coleta de dados realizada entre os anos de 2016 e 2017 por meio de observação participante e questionário e sua análise através de estatística descritiva. Resultados: A estrutura mostrou a presença de boa parte de itens, porém os fundamentais à atuação na rede ainda são insuficientes. O conhecimento do processo resultou no encontro de aspectos semelhantes, com atividades que favorecem os atributos de primeiro contato e longitudinalidade. Concluiu-se que há necessidade de fortalecimento dos atributos de coordenação e integralidade para se atingir a qualidade da atenção às gestantes. Ainda assim, o modelo de redes de atenção se configura como uma tentativa contínua de reestruturar as políticas públicas em saúde voltadas à mulher e à Atenção Primária à Saúde.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who submit their manuscripts to be published in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of work and recognition of its initial publication in this journal.
- By virtue of the articles appearing in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and non-commercia.