Atividades funcionais prioritárias para a reabilitação identificadas por mães de crianças com paralisia cerebral, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v11i1.9025Palavras-chave:
Família, Mães, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Paralisia CerebralResumo
Objetivos: Identificar e comparar atividades prioritárias para intervenção, desempenho e satisfação em relação à essas atividades na percepção de mães de crianças com paralisia cerebral (PC), terapeutas ocupacionais (TOs) e fisioterapeutas (FIs). Método: Estudo descritivo, transversal realizado em um Centro Especializado de Reabilitação. Utilizou-se a Medida Canadense de Desempenho Ocupacional, análise descritiva simples para comparar as prioridades de intervenção, Análise de Variância Mista com medidas repetidas para análise das variáveis desempenho e satisfação. Resultados: Partiparam 19 mães de crianças com PC com comprometimento neuromotor leve ou grave, cinco TOs e quatro FIs. Observou-se tendência de concordância entre mães e TOs nas prioridades de intervenção para crianças com PC leve e grave, e maior distanciamento entre mães e FIs. Para a variável desempenho não houve diferença significativa entre os avaliadores no grupo de PC grave, no grupo de PC leve não houve diferença entre mães e TOs, mas sim, entre esses e FIs. Na variável satisfação, FIs divergiram de mães e de TOs nos casos graves, nos leves, FIs divergem de mãe, mas não de TOs. Conclusão: Os resultados deste estudo apontam a necessidade de maior articulação entre terapeutas e mães visando estratégias de intervenção apoiadas na prática centrada na família.Downloads
Publicado
2023-03-10
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.