Atividades funcionais prioritárias para a reabilitação identificadas por mães de crianças com paralisia cerebral, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas

Autores

  • Isabela Reis Ribeiro Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Ana Elisa Zuliani Stroppa-Marques Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Luciana Ramos Baleotti Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v11i1.9025

Palavras-chave:

Família, Mães, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Paralisia Cerebral

Resumo

Objetivos: Identificar e comparar atividades prioritárias para intervenção, desempenho e satisfação em relação à essas atividades na percepção de mães de crianças com paralisia cerebral (PC), terapeutas ocupacionais (TOs) e fisioterapeutas (FIs). Método: Estudo descritivo, transversal realizado em um Centro Especializado de Reabilitação. Utilizou-se a Medida Canadense de Desempenho Ocupacional, análise descritiva simples para comparar as prioridades de intervenção, Análise de Variância Mista com medidas repetidas para análise das variáveis desempenho e satisfação. Resultados: Partiparam 19 mães de crianças com PC com comprometimento neuromotor leve ou grave, cinco TOs e quatro FIs. Observou-se tendência de concordância entre mães e TOs nas prioridades de intervenção para crianças com PC leve e grave, e maior distanciamento entre mães e FIs. Para a variável desempenho não houve diferença significativa entre os avaliadores no grupo de PC grave, no grupo de PC leve não houve diferença entre mães e TOs, mas sim, entre esses e FIs.  Na variável satisfação, FIs divergiram de mães e de TOs nos casos graves, nos leves, FIs divergem de mãe, mas não de TOs. Conclusão: Os resultados deste estudo apontam a necessidade de maior articulação entre terapeutas e mães visando estratégias de intervenção apoiadas na prática centrada na família.

Biografia do Autor

Isabela Reis Ribeiro, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Discente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, SP.

Ana Elisa Zuliani Stroppa-Marques, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, UNESP, Marília, SP.

Luciana Ramos Baleotti, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, UNESP, Marília, SP. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, UNESP, Rio Claro, SP.

Downloads

Publicado

2023-03-10

Edição

Seção

Artigos Originais