Atividades funcionais prioritárias para a reabilitação identificadas por mães de crianças com paralisia cerebral, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas

Autores/as

  • Isabela Reis Ribeiro Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Ana Elisa Zuliani Stroppa-Marques Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Luciana Ramos Baleotti Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v11i1.9025

Palabras clave:

Família, Mães, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Paralisia Cerebral

Resumen

Objetivos: Identificar e comparar atividades prioritárias para intervenção, desempenho e satisfação em relação à essas atividades na percepção de mães de crianças com paralisia cerebral (PC), terapeutas ocupacionais (TOs) e fisioterapeutas (FIs). Método: Estudo descritivo, transversal realizado em um Centro Especializado de Reabilitação. Utilizou-se a Medida Canadense de Desempenho Ocupacional, análise descritiva simples para comparar as prioridades de intervenção, Análise de Variância Mista com medidas repetidas para análise das variáveis desempenho e satisfação. Resultados: Partiparam 19 mães de crianças com PC com comprometimento neuromotor leve ou grave, cinco TOs e quatro FIs. Observou-se tendência de concordância entre mães e TOs nas prioridades de intervenção para crianças com PC leve e grave, e maior distanciamento entre mães e FIs. Para a variável desempenho não houve diferença significativa entre os avaliadores no grupo de PC grave, no grupo de PC leve não houve diferença entre mães e TOs, mas sim, entre esses e FIs.  Na variável satisfação, FIs divergiram de mães e de TOs nos casos graves, nos leves, FIs divergem de mãe, mas não de TOs. Conclusão: Os resultados deste estudo apontam a necessidade de maior articulação entre terapeutas e mães visando estratégias de intervenção apoiadas na prática centrada na família.

Biografía del autor/a

Isabela Reis Ribeiro, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Discente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, SP.

Ana Elisa Zuliani Stroppa-Marques, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, UNESP, Marília, SP.

Luciana Ramos Baleotti, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, UNESP, Marília, SP. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, UNESP, Rio Claro, SP.

Publicado

2023-03-10

Número

Sección

Artigos Originais