Atividades funcionais prioritárias para a reabilitação identificadas por mães de crianças com paralisia cerebral, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v11i1.9025Palabras clave:
Família, Mães, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Paralisia CerebralResumen
Objetivos: Identificar e comparar atividades prioritárias para intervenção, desempenho e satisfação em relação à essas atividades na percepção de mães de crianças com paralisia cerebral (PC), terapeutas ocupacionais (TOs) e fisioterapeutas (FIs). Método: Estudo descritivo, transversal realizado em um Centro Especializado de Reabilitação. Utilizou-se a Medida Canadense de Desempenho Ocupacional, análise descritiva simples para comparar as prioridades de intervenção, Análise de Variância Mista com medidas repetidas para análise das variáveis desempenho e satisfação. Resultados: Partiparam 19 mães de crianças com PC com comprometimento neuromotor leve ou grave, cinco TOs e quatro FIs. Observou-se tendência de concordância entre mães e TOs nas prioridades de intervenção para crianças com PC leve e grave, e maior distanciamento entre mães e FIs. Para a variável desempenho não houve diferença significativa entre os avaliadores no grupo de PC grave, no grupo de PC leve não houve diferença entre mães e TOs, mas sim, entre esses e FIs. Na variável satisfação, FIs divergiram de mães e de TOs nos casos graves, nos leves, FIs divergem de mãe, mas não de TOs. Conclusão: Os resultados deste estudo apontam a necessidade de maior articulação entre terapeutas e mães visando estratégias de intervenção apoiadas na prática centrada na família.Descargas
Publicado
2023-03-10
Número
Sección
Artigos Originais
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.