Prevalência de distúrbios musculoesqueléticos em escolares da educação básica: uma revisão sistemática

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DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v10i3.9134

Resumo

Introdução: Os Distúrbios Musculoesqueléticos (DME) se constituem em uma condição inflamatória e degenerativa que podem causar efeitos negativos durante a fase da escolarização, diminuindo a participação nas atividades escolares, dificultando a aprendizagem e aumentando a evasão escolar. Objetivo: O objetivo deste estudo foi sintetizar as evidencias disponíveis na literatura sobre a prevalência de Distúrbios Musculoesquelética em escolares da Educação Básica. Materiais e Métodos: Foi realizada uma busca nas bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) que inclui LILACS, MEDLINE, MEDCARIB, OPAS/OMS, PAHO e WHOLIS; PubMed, EBSCO e SciELO, no período entre 1990 à 2020. Dos 1.320 estudos que foram encontrados, 73 artigos atenderam aos critérios de inclusão. Resultados: Os resultados mostraram que no total 131.904 alunos da educação básica com faixas etárias entre 6 a 21 anos foram avaliados nos estudos. As regiões anatômicas com maior frequência de DME foram os ombros, pescoço, lombar, tornozelos e pés. A prevalência média de DME foi de 20,3% (IC95% 14,7% – 25,9%) e a Oceania apresentou a maior prevalência de DME com 25,8% e a África a menor com 19,5%. Conclusão: Em conclusão, os escolares da Educação Básica apresentam alta prevalência de DME na região superior e inferior do corpo.

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Publicado

2022-11-03

Edição

Seção

Artigos de Revisão