Prevalência de distúrbios musculoesqueléticos em escolares da educação básica: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i3.9134Resumo
Introdução: Os Distúrbios Musculoesqueléticos (DME) se constituem em uma condição inflamatória e degenerativa que podem causar efeitos negativos durante a fase da escolarização, diminuindo a participação nas atividades escolares, dificultando a aprendizagem e aumentando a evasão escolar. Objetivo: O objetivo deste estudo foi sintetizar as evidencias disponíveis na literatura sobre a prevalência de Distúrbios Musculoesquelética em escolares da Educação Básica. Materiais e Métodos: Foi realizada uma busca nas bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) que inclui LILACS, MEDLINE, MEDCARIB, OPAS/OMS, PAHO e WHOLIS; PubMed, EBSCO e SciELO, no período entre 1990 à 2020. Dos 1.320 estudos que foram encontrados, 73 artigos atenderam aos critérios de inclusão. Resultados: Os resultados mostraram que no total 131.904 alunos da educação básica com faixas etárias entre 6 a 21 anos foram avaliados nos estudos. As regiões anatômicas com maior frequência de DME foram os ombros, pescoço, lombar, tornozelos e pés. A prevalência média de DME foi de 20,3% (IC95% 14,7% – 25,9%) e a Oceania apresentou a maior prevalência de DME com 25,8% e a África a menor com 19,5%. Conclusão: Em conclusão, os escolares da Educação Básica apresentam alta prevalência de DME na região superior e inferior do corpo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.