Prevalência de distúrbios musculoesqueléticos em escolares da educação básica: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i3.9134Resumen
Introdução: Os Distúrbios Musculoesqueléticos (DME) se constituem em uma condição inflamatória e degenerativa que podem causar efeitos negativos durante a fase da escolarização, diminuindo a participação nas atividades escolares, dificultando a aprendizagem e aumentando a evasão escolar. Objetivo: O objetivo deste estudo foi sintetizar as evidencias disponíveis na literatura sobre a prevalência de Distúrbios Musculoesquelética em escolares da Educação Básica. Materiais e Métodos: Foi realizada uma busca nas bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) que inclui LILACS, MEDLINE, MEDCARIB, OPAS/OMS, PAHO e WHOLIS; PubMed, EBSCO e SciELO, no período entre 1990 à 2020. Dos 1.320 estudos que foram encontrados, 73 artigos atenderam aos critérios de inclusão. Resultados: Os resultados mostraram que no total 131.904 alunos da educação básica com faixas etárias entre 6 a 21 anos foram avaliados nos estudos. As regiões anatômicas com maior frequência de DME foram os ombros, pescoço, lombar, tornozelos e pés. A prevalência média de DME foi de 20,3% (IC95% 14,7% – 25,9%) e a Oceania apresentou a maior prevalência de DME com 25,8% e a África a menor com 19,5%. Conclusão: Em conclusão, os escolares da Educação Básica apresentam alta prevalência de DME na região superior e inferior do corpo.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.