Efeito de um programa de estimulação precoce remoto no desenvolvimento motor de crianças com paralisia cerebral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v10i3.9250

Resumo

Introdução: O desenvolvimento do cérebro acontece com a interação entre fatores genéticos, biológicos e ambientais. Lesões no encéfalo imaturo causam desordens permanentes no movimento e na postura. Crianças com essas alterações precisam ser encaminhadas para estimulação precoce (EP). Objetivo: avaliar o efeito de um programa remoto de EP no desenvolvimento motor de crianças com paralisia cerebral. Materiais e Métodos: Relato de caso com gêmeas classificadas pelo Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS) e avaliadas pela Medida da Função Motora Grossa (GMFM-88) no início e fim das atividades do grupo. Resultados: Na avaliação inicial, as gêmeas A e B - classificadas como nível V no GMFCS - pontuaram 11,7% (A) e 11,3% (B) no GMFM-88. Na avaliação final, essas pontuações aumentaram para 19% e 13,5% respectivamente. Conclusão: A pontuação média foi maior que a recomendada nas duas crianças. Programa remoto de EP influencia positivamente no desenvolvimento motor de crianças com PC.

Biografia do Autor

Sarah Hartel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Denise de Barros Rigoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Laís Rodrigues Gerzson, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Carla Skilhan de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Departamento de Fisioterapia, Educação Física e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2022-11-03

Edição

Seção

Artigos Originais