Efeito de um programa de estimulação precoce remoto no desenvolvimento motor de crianças com paralisia cerebral
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i3.9250Resumen
Introdução: O desenvolvimento do cérebro acontece com a interação entre fatores genéticos, biológicos e ambientais. Lesões no encéfalo imaturo causam desordens permanentes no movimento e na postura. Crianças com essas alterações precisam ser encaminhadas para estimulação precoce (EP). Objetivo: avaliar o efeito de um programa remoto de EP no desenvolvimento motor de crianças com paralisia cerebral. Materiais e Métodos: Relato de caso com gêmeas classificadas pelo Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS) e avaliadas pela Medida da Função Motora Grossa (GMFM-88) no início e fim das atividades do grupo. Resultados: Na avaliação inicial, as gêmeas A e B - classificadas como nível V no GMFCS - pontuaram 11,7% (A) e 11,3% (B) no GMFM-88. Na avaliação final, essas pontuações aumentaram para 19% e 13,5% respectivamente. Conclusão: A pontuação média foi maior que a recomendada nas duas crianças. Programa remoto de EP influencia positivamente no desenvolvimento motor de crianças com PC.
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