“Adaptação transcultural de instrumento para avaliação da assistência da doença renal crônica”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v10i3.9355

Palavras-chave:

Estudos de validação, Psicometria, Inquéritos e questionários, Insuficiência Renal Crônica, Política pública.

Resumo

Objetivo: Realizar a adaptação transcultural e validação de conteúdo para o português brasileiro do Questionnaire Evaluating Primary Care Practitioners' confidence and knowledge in managing chronic kidney disease (QICKD-CCQ).

Materiais e métodos: Estudo metodológico para adaptação transcultural e validação de conteúdo. O instrumento original do Reino Unido para avaliar a segurança e o conhecimento dos profissionais da atenção primária em saúde no tratamento da doença renal crônica. Quatro profissionais realizaram a tradução e retro tradução, foi avaliado por cinco especialistas com o Método Delphi em quatro rodadas. A validação semântica por 50 profissionais médicos e enfermeiros da atenção primária em saúde. Para consistência interna utilizada estatística com alfa de Cronbach.

Resultados: Foram mantidos os 07 domínios presentes no instrumento original QICKD-CCQ, com adaptações para a língua portuguesa brasileira para os termos utilizados no Sistema Único de Saúde. As correlações encontradas em todos os domínios foram altas e o instrumento apresentou nível de confiança de 0,82959, o que indica consistência e alto índice de concordância do instrumento.

Conclusão: O instrumento QICKD-CCQ, versão português,foi considerado válido e confiável para caracterizar a capacidade, segurança e o conhecimento dos profissionais da atenção primária em saúde para o manejo de pacientes com doença renal crônica.

Biografia do Autor

Andyara Thalissa Forin Paes, Hospital Regional de Mato Grosso do Sul.

Mestrado em enfermagem, especialista em enfermagem em nefrologia. Enfermeira na linha nefro-urológica no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, Brasil.

Ana Rita Barbieri, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Professor Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul , Brasil.

Andreia Insabralde de Queiroz Cardoso, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul , Brasil.

Weverton Machado Luchi, Universidade Federal do Espirito Santo.

Professor Adjunto C do departamento de Clínica Médica/Divisão de Nefrologia da UFES e como Médico Nefrologista do Hospital das Clínicas-HUCAM da UFES.

Leandro Sauer, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Professor titular da ESAN/UFMS, professor do Programa de Pós-graduação em Administração da UFMS e professor do Programa de mestrado Profissionalizante em rede nacional (PROFIAP).

Downloads

Publicado

2022-11-28

Edição

Seção

Artigos Originais