“Adaptação transcultural de instrumento para avaliação da assistência da doença renal crônica”
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i3.9355Palabras clave:
Estudos de validação, Psicometria, Inquéritos e questionários, Insuficiência Renal Crônica, Política pública.Resumen
Objetivo: Realizar a adaptação transcultural e validação de conteúdo para o português brasileiro do Questionnaire Evaluating Primary Care Practitioners' confidence and knowledge in managing chronic kidney disease (QICKD-CCQ).
Materiais e métodos: Estudo metodológico para adaptação transcultural e validação de conteúdo. O instrumento original do Reino Unido para avaliar a segurança e o conhecimento dos profissionais da atenção primária em saúde no tratamento da doença renal crônica. Quatro profissionais realizaram a tradução e retro tradução, foi avaliado por cinco especialistas com o Método Delphi em quatro rodadas. A validação semântica por 50 profissionais médicos e enfermeiros da atenção primária em saúde. Para consistência interna utilizada estatística com alfa de Cronbach.
Resultados: Foram mantidos os 07 domínios presentes no instrumento original QICKD-CCQ, com adaptações para a língua portuguesa brasileira para os termos utilizados no Sistema Único de Saúde. As correlações encontradas em todos os domínios foram altas e o instrumento apresentou nível de confiança de 0,82959, o que indica consistência e alto índice de concordância do instrumento.
Conclusão: O instrumento QICKD-CCQ, versão português,foi considerado válido e confiável para caracterizar a capacidade, segurança e o conhecimento dos profissionais da atenção primária em saúde para o manejo de pacientes com doença renal crônica.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Saúde e Desenvolvimento Humano
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.