“Adaptação transcultural de instrumento para avaliação da assistência da doença renal crônica”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v10i3.9355

Palabras clave:

Estudos de validação, Psicometria, Inquéritos e questionários, Insuficiência Renal Crônica, Política pública.

Resumen

Objetivo: Realizar a adaptação transcultural e validação de conteúdo para o português brasileiro do Questionnaire Evaluating Primary Care Practitioners' confidence and knowledge in managing chronic kidney disease (QICKD-CCQ).

Materiais e métodos: Estudo metodológico para adaptação transcultural e validação de conteúdo. O instrumento original do Reino Unido para avaliar a segurança e o conhecimento dos profissionais da atenção primária em saúde no tratamento da doença renal crônica. Quatro profissionais realizaram a tradução e retro tradução, foi avaliado por cinco especialistas com o Método Delphi em quatro rodadas. A validação semântica por 50 profissionais médicos e enfermeiros da atenção primária em saúde. Para consistência interna utilizada estatística com alfa de Cronbach.

Resultados: Foram mantidos os 07 domínios presentes no instrumento original QICKD-CCQ, com adaptações para a língua portuguesa brasileira para os termos utilizados no Sistema Único de Saúde. As correlações encontradas em todos os domínios foram altas e o instrumento apresentou nível de confiança de 0,82959, o que indica consistência e alto índice de concordância do instrumento.

Conclusão: O instrumento QICKD-CCQ, versão português,foi considerado válido e confiável para caracterizar a capacidade, segurança e o conhecimento dos profissionais da atenção primária em saúde para o manejo de pacientes com doença renal crônica.

Biografía del autor/a

Andyara Thalissa Forin Paes, Hospital Regional de Mato Grosso do Sul.

Mestrado em enfermagem, especialista em enfermagem em nefrologia. Enfermeira na linha nefro-urológica no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, Brasil.

Ana Rita Barbieri, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Professor Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul , Brasil.

Andreia Insabralde de Queiroz Cardoso, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul , Brasil.

Weverton Machado Luchi, Universidade Federal do Espirito Santo.

Professor Adjunto C do departamento de Clínica Médica/Divisão de Nefrologia da UFES e como Médico Nefrologista do Hospital das Clínicas-HUCAM da UFES.

Leandro Sauer, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Professor titular da ESAN/UFMS, professor do Programa de Pós-graduação em Administração da UFMS e professor do Programa de mestrado Profissionalizante em rede nacional (PROFIAP).

Publicado

2022-11-28

Número

Sección

Artigos Originais