Eficácia do ácido graxo ômega-3 sobre o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças (0 a 12 anos de idade): uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v10i3.9362

Palavras-chave:

Ômega-3, TDAH, Crianças

Resumo

Introdução. O ômega-3 (n-3) é um acido graxo essencial poli-insaturado, é encontrado em alimentos de origem vegetal na forma de ácido alfa-linolênico (ALA) e também em alimentos de origem animal na forma de ácido docosahexaenoico (DHA) e ácido eicosapentaenoico (EPA). Exerce diversos benefícios neurológicos, dentre eles a diminuição dos sintomas de Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Objetivo: Avaliar a eficácia do ácido graxo n-3 sobre o TDAH em crianças com idade de 0 a 12 anos. Materiais e Métodos: Foi realizada uma revisão de literatura nos últimos onze anos, nas bases de dados de pesquisa: PubMed, Sciense Direct e Bireme, com os seguintes descritores: “TDAH”, “ômega-3” e “crianças”. Resultados e conclusão: Foram encontradas 430 (quatrocentos) referências, e, destas, 6 (seis) foram selecionados para a composição deste estudo. Observou-se que a suplementação de n-3, EPA e DHA, pode contribui de maneira positiva no TDAH em crianças de 0 a 12 anos. No entanto, são necessários mais estudos para elucidar os possíveis efeitos benéficos adicionais desse suplemento.

Biografia do Autor

Francisco Maick dos Santos Marques, Universidade Federal do Ceará

Nutricionista, Mestrado em Biotecnologia, atualmente é Doutorando em Ciências Morfofuncionais pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Departamento de Morfologia, na área de Neurociência.

Downloads

Publicado

2022-10-30

Edição

Seção

Artigos de Revisão