Características das Adolescências com Comportamento Autolesivo no Rio Grande do Sul: Análise das Notificações de Violência Autoprovocada do Sinan
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i3.9411Palavras-chave:
Autolesão, Adolescência, Sistemas de informação em saúde, Notificação, Saúde públicaResumo
Introdução: O comportamento autolesivo, fenômeno crescente em nível mundial, requer ações imediatas do campo da saúde pública. Objetivo: Descrever as características do comportamento autolesivo nas adolescências e os encaminhamentos realizados na rede intersetorial no Rio Grande do Sul. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, com análises estatísticas e hipóteses exploratórias. Analisou-se, pelo cálculo de medida de frequência e pelo conteúdo das informações, 904 notificações de comportamento autolesivo em adolescentes, oriundas do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), no Rio Grande do Sul, entre 2015 e 2019. Resultados: Identificouse crescimento do número de notificações ao longo do tempo, maior prevalência entre os 10 e 14 anos, no sexo feminino e na raça/cor branca. A residência foi o local principal de ocorrência e mais de dois terços dos adolescentes já haviam se autoagredido previamente. Verificou-se heterogeneidade das nomenclaturas utilizadas pelos trabalhadores e incompletude das informações sobre orientação sexual, identidade de gênero, motivação e tipo da violência. Conclusões: Aponta-se a necessidade de mais estudos na área, a ampliação da discussão sobre as diferentes formas de experienciar esse período da vida e a sensibilização dos trabalhadores para qualificação dos dados de notificação do comportamento autolesivo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.