Características das Adolescências com Comportamento Autolesivo no Rio Grande do Sul: Análise das Notificações de Violência Autoprovocada do Sinan
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i3.9411Palabras clave:
Autolesão, Adolescência, Sistemas de informação em saúde, Notificação, Saúde públicaResumen
Introdução: O comportamento autolesivo, fenômeno crescente em nível mundial, requer ações imediatas do campo da saúde pública. Objetivo: Descrever as características do comportamento autolesivo nas adolescências e os encaminhamentos realizados na rede intersetorial no Rio Grande do Sul. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, com análises estatísticas e hipóteses exploratórias. Analisou-se, pelo cálculo de medida de frequência e pelo conteúdo das informações, 904 notificações de comportamento autolesivo em adolescentes, oriundas do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), no Rio Grande do Sul, entre 2015 e 2019. Resultados: Identificouse crescimento do número de notificações ao longo do tempo, maior prevalência entre os 10 e 14 anos, no sexo feminino e na raça/cor branca. A residência foi o local principal de ocorrência e mais de dois terços dos adolescentes já haviam se autoagredido previamente. Verificou-se heterogeneidade das nomenclaturas utilizadas pelos trabalhadores e incompletude das informações sobre orientação sexual, identidade de gênero, motivação e tipo da violência. Conclusões: Aponta-se a necessidade de mais estudos na área, a ampliação da discussão sobre as diferentes formas de experienciar esse período da vida e a sensibilização dos trabalhadores para qualificação dos dados de notificação do comportamento autolesivo.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.