Impacto do Distanciamento Social nos Cuidados de Pacientes com Transtorno do Espectro Autista devido a COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v11i1.9537Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista, Isolamento social, Pandemias, Transtornos de adaptação.Resumo
Objetivo: verificar o impacto do distanciamento social nos cuidados de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante a pandemia da COVID-19, na perspectiva de seus responsáveis. Materiais e Métodos: Estudo transversal e qualitativo realizado por meio de Análise de Conteúdo de Bardin, com o auxílio do software QSR NVIVO 11, a fim de determinar índices comuns e assegurar transparência desde o processamento do material, tratamento, até a interpretação dos resultados. Resultados e Discussão: Verificou-se dificuldade dos responsáveis para conseguir acompanhamento de saúde de qualidade para o paciente com TEA, majoritariamente, pela duração mais curta das consultas médicas e de terapias online neste contexto. A descontinuação do tratamento e apoio biopsicossocial, sendo assim, agravou as manifestações clínicas de seus filhos e muitos pacientes tiveram alterações em suas terapias farmacológicas. A maioria dos indivíduos com TEA não foram capazes de compreender a COVID-19, adaptar-se às medidas de distanciamento social e realizar precauções de higiene. Conclusão: O bem-estar emocional dos responsáveis e dos indivíduos com TEA foi impactado desfavoravelmente na pandemia da COVID-19.
PALAVRAS-CHAVE: Transtorno do Espectro Autista; Isolamento social; Pandemia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.