Impacto do Distanciamento Social nos Cuidados de Pacientes com Transtorno do Espectro Autista devido a COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v11i1.9537Palabras clave:
Transtorno do Espectro Autista, Isolamento social, Pandemias, Transtornos de adaptação.Resumen
Objetivo: verificar o impacto do distanciamento social nos cuidados de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante a pandemia da COVID-19, na perspectiva de seus responsáveis. Materiais e Métodos: Estudo transversal e qualitativo realizado por meio de Análise de Conteúdo de Bardin, com o auxílio do software QSR NVIVO 11, a fim de determinar índices comuns e assegurar transparência desde o processamento do material, tratamento, até a interpretação dos resultados. Resultados e Discussão: Verificou-se dificuldade dos responsáveis para conseguir acompanhamento de saúde de qualidade para o paciente com TEA, majoritariamente, pela duração mais curta das consultas médicas e de terapias online neste contexto. A descontinuação do tratamento e apoio biopsicossocial, sendo assim, agravou as manifestações clínicas de seus filhos e muitos pacientes tiveram alterações em suas terapias farmacológicas. A maioria dos indivíduos com TEA não foram capazes de compreender a COVID-19, adaptar-se às medidas de distanciamento social e realizar precauções de higiene. Conclusão: O bem-estar emocional dos responsáveis e dos indivíduos com TEA foi impactado desfavoravelmente na pandemia da COVID-19.
PALAVRAS-CHAVE: Transtorno do Espectro Autista; Isolamento social; Pandemia.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.